Astrônomos teriam descoberto o décimo planeta do Sistema Solar

Planeta X, que seria o nono planeta, estaria acompanhado por outro corpo celeste

© Reprodução/Youtube

Tech Família 22/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Astrônomos encontraram vestígios da existência de mais dois planetas nos arredores do Sistema Solar após terem analisado caraterísticas do movimento de várias dezenas de planetas anões ao redor do Sol, diz-se em artigo na publicação Astronomical Journal.

PUB

No início de janeiro do ano passado, dois pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Michael Brown e Konstantin Batygin, declararam ter conseguido calcular a localização do misterioso planeta X, o nono planeta do sistema Solar, afastado do Sol a uma distância de 41 bilhões de quilômetros e com uma massa 10 vezes superior à do Sol.

Kathryn Volk, da Universidade do Arizona, e seu colega Renu Malhotra calcularam há meio ano as possíveis órbitas do planeta X e agora pressupõem que na verdade existem dois corpos celestes, e não um.

"As anomalias que encontramos são inexplicáveis se considerarmos que todos os planetas do Sistema Solar já foram descobertos. Podem ser originadas por um planeta cujo tamanho seja, pelo menos, igual ao de Marte. Não temos razões para duvidar de sua existência, pois tal coincidência no movimento de outros planetas seria bom demais para ser verdade", diz Kathryn Volk.

Os astrônomos chegaram a tal conclusão após terem analisado as órbitas dos corpos celestes em partes diferentes no cinturão de Kupier e descoberto que existem dois grupos de planetas anões, cujas órbitas são estranhamente inclinadas e alongadas em relação às órbitas de outros corpos celestes nos arredores do Sistema Solar.

Segundo os cientistas, o primeiro grupo de anomalias está ligado ao movimento dos planetas gigantes e do planeta x de Brown e Batygin, enquanto o segundo — com um outro planeta relativamente grande.

As órbitas do planetas do segundo grupo são menos inclinadas do que as do primeiro. Isso indica que o décimo planeta do sistema Solar é significativamente menor que o planeta X, sendo uma "super-Terra" ou "mini-Neptuno". 

De acordo com os cálculos de Volk e Malhotra, terá um massa igual à de Marte e ficará mais perto ao cinturão de Kupier e os planetas restantes do Sistema Solar, do que o planeta X de Brown e Batygin, por isso pode ser descoberto mais cedo do que o último, acham os autores do artigo.

Por outro lado, como reconhecem os pesquisadores e como nota Konstantin Batygin, é lógica a pergunta — por que é que ainda não foi descoberto pelos astrônomos? Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao fato de sua órbita possa estar situada em uma zona do céu onde fica o disco brilhante da galáxia, que "vence" a luz fraca do "primo" de Marte (Sputnik Brasil).

Leia também: Stephen Hawking: 'pelo bem da humanidade', homem deve voltar à Lua

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer