Barroso vota por validade da delação e defende Fachin na relatoria

Supremo Tribunal Federal está reunido nesta quinta para discutir delação da JBS

© SCO / STF

Política JBS 22/06/17 POR Notícias ao Minuto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso votou hoje (22) pela validade das delações premiadas da JBS, homologadas pelo ministro Edson Fachin. No mesmo voto, Barroso também se manifestou a favor da manutenção de Fachin como relator das delações.

PUB

No entendimento do ministro, uma vez homologada pelo relator, as cláusulas não podem ser revistas, exceto se o investigado não cumprir o acordo. “Eu acho que o mundo em que se multipliquem as colaborações premidas, que se multipliquem as gravações ambientais, esse não é verdadeiramente o mundo que eu gostaria de viver. Mas, na verdade, na criminalidade do colarinho branco, na criminalidade em que há lavagem de dinheiro, muitas vezes sem a colaboração premiada não é possível a persecução penal”, disse o ministro.

Com o voto de Barroso, o placar pela validade das delações e a manutenção da relatoria com Fachin está em 3 votos a zero. Em seguida devem votar Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Celso de Mello e a presidente, Cármen Lúcia.

Na quarta-feira (21), no primeiro dia de julgamento, somente dois ministros proferiram seus votos. Alexandre de Moraes acompanhou o entendimento do relator. Para os ministros, na fase de homologação, cabe ao Judiciário verificar somente a legalidade do acordo, sem interferência nos benefícios da delação e nas declarações dos investigados ao Ministério Público.

O julgamento foi motivado por uma questão de ordem apresentada pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos que tiveram origem nas delações da empresa. Os questionamentos sobre a legalidade dos acordos da JBS foram levantados pela defesa do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, um dos citados nos depoimentos dos executivos da empresa. A defesa contesta a remessa do processo a Fachin, além dos benefícios concedidos ao empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jason de Souza Junior Há 22 Horas

Ex-participante do Masterchef é preso por estupro de menina de 12 anos

economia PIS-Pasep Há 8 Horas

PIS-Pasep: quando abono de 2025 será pago?

mundo Uzbequistão Há 7 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

mundo China Há 8 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

mundo EUA Há 16 Horas

Queda de aeronave na Califórnia mata duas pessoas e deixa 19 feridas

esporte F1 Há 10 Horas

Michael Schumacher completa 56 anos; como está a saúde do ex-piloto de Fórmula 1?

fama GUSTTAVO-LIMA Há 7 Horas

Gusttavo Lima diz que procura partido para se candidatar a presidente do Brasil

fama Justiça Há 14 Horas

Ex-BBB Gabriel Santana é surpreendido em casa por policiais que investigavam tráfico de drogas

fama Relacionamentos Há 16 Horas

Duda Santos desmente boatos de romance com João Vitor Silva após virada de ano juntos

fama Justiça Há 13 Horas

Ex-MasterChef nega estupro e afirma que conheceu garota em aplicativo de namoro