Super telescópio é capaz de explicar essência do Universo

Telescópio foi instalado graças aos esforços conjuntos da Universidade de Massachusetts e do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica do México

© NASA

Tech Revelação 23/06/17 POR Notícias Ao Minuto

O Grande Telescópio Milimétrico, instalado o topo da montanha Sierra Negra, no México, é um dos maiores do mundo na sua categoria. A agência Sputnik Mundo conseguiu falar com um cientista que participa do projeto. O telescópio foi instalado graças aos esforços conjuntos da Universidade de Massachusetts em Amherst (nos EUA) e do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica do México.

PUB

A instalação do equipamento e preparação do telescópio durou mais de 20 anos e custou por volta de 200 milhões de dólares (70% da soma foram suportados pelo lado mexicano).O telescópio na montanha de Sierra Negra é um dos mais poderosos do mundo. Graças a uma plataforma móvel, o prato do telescópio registra ondas com amplitude de 0,85 até 4 mm. Este aparelho único é necessário para perceber melhor como surgiu e como se desenvolveu o nosso Universo.

"No início dos anos 90, os nossos colegas da Universidade de Massachusetts, junto com os astrônomos do Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica, decidiram realizar um projeto muito importante na área da astronomia que pode se tornar um passo significativo nos estudos do espaço", conta Arturo Gómez à Sputnik Mundo.

As pesquisas na amplitude milimétrica ajudam a estudar os cantos remotos do Universo, onde terão possivelmente surgido as moléculas complexas que deram início à nossa vida.A construção do aparelho levou 5 anos desde 2000, depois mais 8 anos para preparar uma plataforma para a antena, que entrou em serviço só em 2013.

De 4 a 10 de abril de 2017, o telescópio em questão participou da experiência para estudar um buraco negro ultrapesado que está no centro da nossa galáxia. Da experiência participaram oito telescópios que trabalham em amplitude milimétrica.

O objetivo científico é observar a sombra do buraco negro. É uma experiência muito importante e significante, porque ninguém até agora conseguiu observar diretamente um buraco negro. Isto é possível apenas em observações com amplitude milimétrica… Precisamos de muitos anos para obter quaisquer resultados."

O cientista sublinhou a importância deste projeto, dizendo que este telescópio ajudará a desenvolver as instituições científicas da América Latina (Sputnik Brasil).

Leia também: Asteroide em alta velocidade está se aproximando da Terra

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos