Gigante da publicidade anuncia saída, e Cannes vai discutir seu futuro

Na véspera do festival, a Ascential Events, empresa britânica que organiza o evento, anunciou a criação de um comitê consultivo

© Getty Images

Economia patrocínio 24/06/17 POR Folhapress

O tradicional festival internacional de publicidade Cannes Lions encerrou neste sábado (24) sua 64ª edição com uma grande incerteza sobre seu futuro.

PUB

Na véspera, a Ascential Events, empresa britânica que organiza o evento, anunciou a criação de um comitê consultivo para "pensar o futuro" e garantir que ele "siga atendendo às necessidades da indústria".

Formado por anunciantes, parceiros, redes de agências e o prefeito de Cannes, o comitê e a disposição ao diálogo são uma resposta ao movimento dos grandes grupos de suspender ou reduzir os gastos com inscrições.

O festival fatura mais de US$ 60 milhões a cada edição e tem como principal fonte de receita as inscrições de peças por parte das agências. Cada inscrição custa de R$ 1.700 a R$ 6.000.

Na quarta-feira (21), o novo presidente do Grupo Publicis, Arthur Sadoun, que assumiu o cargo há três semanas, provocou um tsunami ao anunciar que em 2018 o grupo ficará de fora de Cannes e de outras premiações.

Estima-se que só em Cannes o conglomerado francês, o terceiro maior do mundo, com faturamento de US$ 10,86 bilhões, invista cerca de US$ 2,2 milhões com inscrições -considerando passagens e estadia para os publicitários, o valor sobe para US$ 20 milhões.

Premiação mais badalada do setor, Cannes representa 25% dos investimentos da Publicis com festivais por ano.

Martin Sorrell, presidente-executivo do conglomerado britânico WPP, o maior do mundo, também sinalizou que o festival deve ser repensado pois se tornou "um modo de ganhar dinheiro".

RIVIERA CARA

Ele questionou até a localização do evento, que poderia acontecer em outro país, considerando que "junho em Cannes não é o lugar mais barato do mundo para estar".

Maior grupo de publicidade do mundo, o WPP é também o que mais investe em Cannes, mas neste ano reduziu de 1.000 para 500 o número de delegados enviados para o evento.

No entanto, em uma entrevista após sua apresentação no festival, Sorrell disse que não pretende seguir os passos da Publicis.

"Sabemos que a nossa gente curte isso aqui [Cannes] e tem orgulho de subir no palco quando ganha um prêmio. Igualmente, os clientes também gostam. Eu diria até que amam. Ao boicotar totalmente, você destrói esse valor, e acho que isso está errado."

NOVA PLATAFORMA

O presidente do Grupo Publicis justificou a ausência em 2018 afirmando que a empresa vai concentrar a energia e os recursos no lançamento de uma plataforma de inteligência artificial chamada Marcel.

No entanto, analistas que acompanham o setor dizem que a redução dos gastos visa pura e simplesmente melhorar o resultado final do balanço do grupo.

A Ascential, a organizadora do festival, viu suas ações caírem 3% no dia do anúncio da Publicis.

A empresa vem batendo recordes de faturamento ano a ano. Só em 2016, as receitas subiram 18%. As deste ano ainda não foram anunciadas. O número de inscrições, que vinha crescendo, caiu 4,5% em relação a 2016, para 41.170 -embora o valor das taxas de inscrição tenha aumentado.

A estratégia adotada nos últimos anos para ampliar as inscrições e as receitas foi a de criar novas categorias e subcategorias e até subfestivais, como o Lions Health.Mas a estratégia parece ter chegado ao limite da capacidade de investimento das agências e neste ano o número de categorias se manteve inalterado.

"Tem havido muita discussão nesta semana [passada] sobre a estrutura do festival e nós queremos criar a experiência certa de Cannes Lions para todos os participantes. A coisa que une todos é a crença na criatividade como uma força poderosa, e isso está no cerne de tudo o que nós fazemos", afirmou o presidente-executivo da Ascential, Philip Thomas, ao anunciar a criação do comitê. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 17 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 19 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

fama Luciano Camargo Há 18 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 18 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

mundo Casamento Há 19 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Silvio Santos Há 16 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 17 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 17 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 17 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 11 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília