China e EUA declaram buscar 'desnuclearização' da Coreia do Norte

Documento enfatizou a necessidade de Pyongyang atender plenamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, bem como reafirmou a urgência de promover o diálogo e a negociação

© Aaron Bernstein / Reuters

Mundo Conversa 25/06/17 POR Notícias Ao Minuto

China e Estados Unidos, apesar das discordâncias sobre as formas de lidar com o regime de Kim Jong-un, concordaram que a desnuclearização na península coreana deve ser "completa, verificável e irreversível".

PUB

As conversações de alto nível em Washington, realizadas nesta semana, resultaram em um comunicado conjunto, no qual as potências concordam com a "desnuclearização completa, verificável e irreversível da península da Coreia", divulgado pela agência de notícias Xinhua. 

O documento enfatizou a necessidade de Pyongyang atender plenamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, bem como reafirmou a urgência de promover o diálogo e a negociação. A declaração também apontou para a necessidade de ampliar a cooperação militar e de estabelecer mecanismos de notificação para evitar os riscos de "desentendidos" entre as forças armadas da China e dos EUA.

Na terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu em sua conta no Twitter que a China tem sido ineficaz, até o momento, em influenciar Pyongyang. O Ministério das Relações Exteriores da China respondeu dizendo que a China desempenhou um papel importante na busca da paz na região e não deve ser considerada como o cerne da questão.

No entanto, China e EUA parecem ter ter alcançado um consenso, após conversas envolvendo altos funcionários chineses e norte-americanos, incluindo o secretário de Defesa James Mattis e o chefe da política externa da China, Yang Jiechi.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse nesta quarta-feira, em uma coletiva de imprensa, que a China está de acordo com os EUA e apoia a desnuclearização da península coreana. Segundo ele, Pequim solicitou à Coreia do Norte que Pyongyang "detenha seu programa ilegal de armas nucleares e seus testes de mísseis balísticos". 

China, na qualidade de maior parceiro comercial da Coreia do Norte, tem sido acusada de não aplicar plenamente as sanções da ONU contra o país. EUA têm pressionado a China a exercer mais pressão sobre o regime norte-coreano. (Sputnik)

Leia também: Parlamento britânico é alvo de ataque de hackers

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia