© Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Como aconteceu em anos anteriores, o mês de junho motivou uma enxurrada de piadas-clichê em redes sociais associando as quadrilhas juninas às supostas organizações criminosas que se abrigariam nos gabinetes do Congresso Nacional.
PUB
Na manhã desta segunda-feira (26), o virtual encontrou o real em uma solenidade na Câmara, obviamente sem nenhuma intenção de duplo sentido por parte dos organizadores.
Sob o coro "sou quadrilheiro, com muito orgulho, com muito amor", o plenário da Câmara homenageou o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, que se comemora nesta terça-feira (27) graças a uma lei aprovada pelo Congresso em 2011.
+ Governo do DF vai recorrer de revogação da Lei Anti-Homofobia
A sessão durou pouco mais de uma hora, teve a veiculação de um vídeo dos festejos, convidados vestidos com os tradicionais trajes caipiras, apresentação a caráter e discursos dos cerca de dez parlamentares que participaram em algum momento da solenidade.
A referência mais próxima da associação entre quadrilhas que diverte redes sociais ocorreu quando o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou em discurso que vários deputados não aceitaram o convite para participar da solenidade.
Ao ser abordado pela reportagem, o deputado disse que quis dizer que tradicionalmente as segundas-feiras são esvaziadas em Brasília.
Mas reconheceu que alguns poucos podem ter declinado em decorrência das piadas na internet. "No começo tinha essas indiretas mesmo, mas depois depois o pessoal viu que isso aqui [a homenagem aos quadrilheiros juninos] é uma coisa séria." Com informações da Folhapress.