© iStock
Conhecer melhor um medicamento, consultar a bula e entender seu mecanismo de ação são estímulos importantes para o paciente seguir corretamente a prescrição médica. Pensando nisso, a Pfizer acaba de lançar o aplicativo Pfizer Meds, que oferece informações precisas sobre os produtos e as enfermidades tratadas, além de dicas de saúde e qualidade de vida. A ferramenta foi desenvolvida para smartphones e tablets, contemplando sistemas operacionais iOS e Android.
PUB
“Hoje, o paciente pode encontrar na internet uma série de informações sobre um medicamento, mas nem sempre é possível checar a veracidade dos dados ou das fontes. O aplicativo pode suprir essa lacuna, fornecendo informações confiáveis, provenientes do próprio fabricante”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.
+ Criatividade da Samsung ganha prêmios em Cannes 2017
A plataforma também permite ao usuário configurar alertas diários ou semanais para lembrar os dias e horários corretos de utilizar a medicação. Essa facilidade está disponível na seção lembrete, na qual é possível criar alertas para os próximos 90 dias. Assim, ao clicar no botão calendário, o usuário poderá visualizar os lembretes previstos e anotar as doses já utilizadas.
Nesta etapa inicial, o aplicativo vai contemplar oito medicamentos: Eliquis, Genotropin, Inlyta, Pristiq, Somavert, Sutent, Xeljanz e Viagra. Para ter acesso ao conteúdo, o usuário precisa escanear ou digitar o código de barras da embalagem. Além de trazer a bula e os dados sobre o medicamento consultado, a ferramenta oferece informações essenciais sobre a doença e dicas de cuidados para o paciente. No caso do hormônio de crescimento injetável Genotropin, por exemplo, um vídeo demonstra o passo a passo de uma aplicação do medicamento.