Bela Gil lança livro em Lisboa: 'Na dieta saudável, pode comer de tudo'

Bela esteve em Portugal para lançar seu primeiro livro no país, 'Bela Cozinha'

© Reprodução / Instagram 

Lifestyle Bela 29/06/17 POR Stéfanie Stefaisk

A culinarista Bela Gil é sucesso estrondoso no Brasil, não apenas por ser filha de Gilberto Gil e irmã de Preta, mas por ter trilhado um caminho bem diferente da família e seguido sua vocação na área da alimentação saudável. Seu programa na GNT, 'Bela Cozinha', e o reality show no mesmo canal, 'Vida Mais Bela', ensinam receitas saudáveis que podem ser feitas em casa, por qualquer pessoa. No tempo livre, a apresentadora ainda grava vídeos para seu canal no YouTube, o 'Canal da Bela', no qual dá alternativas naturais para o dia a dia, criação natural dos filhos e, claro, comida saudável.

PUB

Militante ativa da alimentação como ato político, Bela não tem medo de dar a sua opinião em assuntos polêmicos. Incentivadora dos produtos orgânicos, da produção local de alimentos e de uma alimentação que não somente nutra, mas também não cause impactos no meio ambiente, Bela chega a Portugal para lançar seu primeiro livro em terras lusitanas, o 'Bela Cozinha', na livraria LEYA Buchholz. Ela concedeu entrevista com exclusividade ao LIFESTYLE AO MINUTO BRASIL na tarde desta quarta-feira (28).

+ 5 alimentos que os vegetarianos devem comer para evitar anemia

Durante a conversa, Bela falou sobre como foi o processo de adaptação do seu livro, que tem tantos ingredientes genuinamente brasileiros, como o inhame, para o público português.

"O essencial é entender o conhecimento de cozinha e substituir para os ingredientes que você tem por perto, é preciso ter uma noção de substituição", explica.

Dentre os ingredientes portugueses, ela elege dois que não faltam na sua cozinha: azeite e sardinha. "A sardinha é um peixe mal visto no Brasil, mas que é maravilhosa, deliciosa e barata", revela. Já o azeite de oliva extra-virgem não falta na sua casa: "As pessoas têm medo de cozinhar com o azeite, porque acham que ele se torna tóxico quando aquecido, mas só é preciso tomar cuidado com o ponto de fumaça", atesta a culinarista.

Como viaja muito, Bela revela que prefere alugar uma casa sempre que vai para outros lugares, pois assim consegue comprar em mercados naturais e manter a rotina alimentar dos filhos Flor e Nina, além da sua própria e do marido. "Não conseguimos ficar tanto tempo comendo só em restaurante. Chega uma hora que só a comida caseira preenche. E com tantos ingredientes legais e diferentes cozinhar já vira uma arte!".

Bela se interessou pela alimentação saudável graças ao pai, adepto da cozinha macrobiótica, que usa pouco ou quase nenhum processamento durante o cozimento. Além de Gilberto Gil, suas outras inspirações culinárias são a nutricionista Neide Rigo, a jornalista e escritora focada em promoção da saúde Sonia Hirsch, e o professor japonês Tomio Kikuchi. Para finalizar, Bela dá sua opinião sobre as dietas restritivas da moda, que excluem ingredientes da alimentação mesmo não havendo nenhuma restrição alimentar, como o glúten. "Na dieta saudável pode tudo, só depende do que, como e quando". E confessa: "Não me privo dos pães de fermentação natural deliciosos que dá para encontrar aqui em Portugal".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA