© Reprodução / Instagram 
A culinarista Bela Gil é sucesso estrondoso no Brasil, não apenas por ser filha de Gilberto Gil e irmã de Preta, mas por ter trilhado um caminho bem diferente da família e seguido sua vocação na área da alimentação saudável. Seu programa na GNT, 'Bela Cozinha', e o reality show no mesmo canal, 'Vida Mais Bela', ensinam receitas saudáveis que podem ser feitas em casa, por qualquer pessoa. No tempo livre, a apresentadora ainda grava vídeos para seu canal no YouTube, o 'Canal da Bela', no qual dá alternativas naturais para o dia a dia, criação natural dos filhos e, claro, comida saudável.
PUB
Militante ativa da alimentação como ato político, Bela não tem medo de dar a sua opinião em assuntos polêmicos. Incentivadora dos produtos orgânicos, da produção local de alimentos e de uma alimentação que não somente nutra, mas também não cause impactos no meio ambiente, Bela chega a Portugal para lançar seu primeiro livro em terras lusitanas, o 'Bela Cozinha', na livraria LEYA Buchholz. Ela concedeu entrevista com exclusividade ao LIFESTYLE AO MINUTO BRASIL na tarde desta quarta-feira (28).
+ 5 alimentos que os vegetarianos devem comer para evitar anemia
Durante a conversa, Bela falou sobre como foi o processo de adaptação do seu livro, que tem tantos ingredientes genuinamente brasileiros, como o inhame, para o público português.
"O essencial é entender o conhecimento de cozinha e substituir para os ingredientes que você tem por perto, é preciso ter uma noção de substituição", explica.
Dentre os ingredientes portugueses, ela elege dois que não faltam na sua cozinha: azeite e sardinha. "A sardinha é um peixe mal visto no Brasil, mas que é maravilhosa, deliciosa e barata", revela. Já o azeite de oliva extra-virgem não falta na sua casa: "As pessoas têm medo de cozinhar com o azeite, porque acham que ele se torna tóxico quando aquecido, mas só é preciso tomar cuidado com o ponto de fumaça", atesta a culinarista.
Como viaja muito, Bela revela que prefere alugar uma casa sempre que vai para outros lugares, pois assim consegue comprar em mercados naturais e manter a rotina alimentar dos filhos Flor e Nina, além da sua própria e do marido. "Não conseguimos ficar tanto tempo comendo só em restaurante. Chega uma hora que só a comida caseira preenche. E com tantos ingredientes legais e diferentes cozinhar já vira uma arte!".
Bela se interessou pela alimentação saudável graças ao pai, adepto da cozinha macrobiótica, que usa pouco ou quase nenhum processamento durante o cozimento. Além de Gilberto Gil, suas outras inspirações culinárias são a nutricionista Neide Rigo, a jornalista e escritora focada em promoção da saúde Sonia Hirsch, e o professor japonês Tomio Kikuchi. Para finalizar, Bela dá sua opinião sobre as dietas restritivas da moda, que excluem ingredientes da alimentação mesmo não havendo nenhuma restrição alimentar, como o glúten. "Na dieta saudável pode tudo, só depende do que, como e quando". E confessa: "Não me privo dos pães de fermentação natural deliciosos que dá para encontrar aqui em Portugal".