© iStock
Com a chegada do inverno, muitas pessoas deixam de usar o filtro solar por acharem que, com a falta de sol, a pele não está exposta aos danos dos raios ultravioletas, mas, é aí que se enganam. A médica, titular em Alergia e Imunologia, e sócia-colaboradora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Bárbara explica que o filtro deve ser usado durante todo o ano, não só no verão. “No inverno, o filtro solar deve ser utilizado para proteção da radiação UV-A e UV-B, luz visível e as invisíveis também”, comenta.
PUB
“O computador, a televisão, o celular e até as luzes que entram pela janela ajudam a causar danos em nossa pele. A primeira causa para o envelhecimento extrínseco é a radiação advinda de várias fontes de luz e a segunda é a poluição. 70% de aspecto envelhecimento sem bloqueio é por causa da luz somada a poluição”, afirma Denise.
+ 5 erros de beleza para evitar no inverno
Outro erro cometido é ao passar o filtro, que deve ser aplicado por uma camada grossa de produto. “O primeiro passo é escolher o fator 30 e lembrar que devemos repor o protetor, pelo menos, duas vezes ao dia. Mas, o mais recomendado, é aplicar de três em três horas”, ensina. “Quem passa base que contém filtro solar, pode aplicar ela e mais um pó compacto com filtro. Mas, é importante salientar: é preciso repor a base ou o pó de três em três horas. Isso ocorre, pois a transpiração vai diluir o produto e a pessoa vai ficar sem, ficando exposta à radiação.”
De acordo com a médica, o uso do filtro não é apenas para ganho estético e sim para ter saúde. “Para ter saúde, devemos fazer a prevenção e usar protetor é um método preventivo. Além do ganho estético, ao longo do tempo, será possível observar uma pele mais bonita e um envelhecimento saudável. Outro bônus é a prevenção do câncer de pele”, salienta a especialista.