Interatividade: nova rede social conecta pessoas com deficiência

Iniciativa permite o desenvolvimento de atividades de apoio e aprendizagem virtual que podem contribuir para a reabilitação

© pixabay

Tech D+eficiência 29/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Imagine uma rede social em que pessoas com deficiência e familiares podem compartilhar experiências, conhecer pessoas e encontrar informações de qualidade. A proposta é do projeto D+eficiência, desenvolvido pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, em parceria com as universidades federais de Minas Gerais, do Pará e do Oeste do Pará, além da Universidade de Dortmund, da Alemanha.

PUB

Cuidadores e profissionais da área também podem participar da nova interface. Para navegar, é necessário apenas criar um perfil para interagir com as pessoas por meio de postagem de fotos, vídeos, reportagens e artigos. O principal benefício da plataforma é a presença de conteúdos confiáveis, com supervisão constante de representantes do setor.

Auxílio

De acordo com o Portal do Governo do Estado de S. Paulo, a iniciativa tem o propósito de permitir que pessoas com deficiência compartilhem as dificuldades e recebam auxílio no processo de reabilitação, inclusão social e autonomia. A “D+eficiência” surgiu a partir da tese de doutorado da professora da Escola de Enfermagem da USP Fabiana Castro, defendida na Universidade de Dortmund, em 2012. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail fabifaleiros@eerp.usp.br.

Durante o estudo, a professora percebeu que pessoas com espinha bífida, a má formação das vértebras que recobrem a medula espinhal, sentiam dificuldade para realizar o cateterismo vesical intermitente – a coleta da urina por meio de um cateter, que vai desde a uretra até a bexiga, procedimento necessário para quem apresenta a condição.

Por causa dessa dificuldade, a pesquisadora notou que os alemães interagiam a partir de redes de bate-papo virtuais para trocar informações sobre o procedimento, o que a impulsionou a desenvolver a rede social. “Ao constatar o uso de fóruns virtuais como instrumento de educação e apoio aos indivíduos, surgiu a motivação para aprofundar estudos sobre novas tecnologias educacionais, voltadas à reabilitação de pessoas com espinha bífida”, explica Fabiana Castro.

Dinamismo

Inicialmente, a ideia era criar um fórum no Brasil semelhante ao da Alemanha. A ideia chegou a ser avaliada, porém, durante a criação do espaço, os pesquisadores perceberam que uma plataforma com uma interface mais dinâmica seria mais interessante.

A “D+eficiência” é uma rede social que abrange não apenas a condição das pessoas com espinha bífida, mas qualquer deficiência. “Esse tipo de estratégia, uma rede acessível de apoio e aprendizagem virtual, pode contribuir com a reabilitação e qualidade de vida das pessoas com deficiência e familiares”, explica a docente.

O projeto é coordenado pela professora, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Edital Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 10 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 11 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980