© REUTERS / Dylan Martinez
O verão europeu já é mundialmente conhecido pelo entardecer às dez da noite, bares lotados, Aperols nas taças, cervejas nos copos, altas temperaturas e muita gente na rua. Agora a estação ganhou mais um atrativo para viajantes: misture esse clima a um dos festivais de música mais cools da Europa. Esse é o cenário do Blue Balls Festival, que acontece na charmosa cidade de Lucerna, no coração na Suíça Central, entre os dias 21 a 29 de Julho.
PUB
O Blue Balls reúne grandes nomes do jazz, blues, soul e rock em perfeita harmonia com exposições de fotos e arte de rua.
+ Artista desafia surreal em expo de grafite com realidade aumentada
Tudo começou no início da década de 1990 quando Urs Leierer juntou-se a dois amigos para organizar uma "Sessão noturna no Lago Lucerna". Aconteceu aí a primeira edição do festival no histórico barco Stadt Luzern paddle steamer - uma jam session noturna com 40 músicos. Ao longo dos anos, o Blue Balls cresceu. Agora dura nove dias e atrai mais de 100 mil visitantes por edição.
Os 120 concertos e eventos já não são realizados em um barco, mas sim no KKL Culture and Convention Center, conhecido por ter uma das melhores acústicas do mundo, no Pavilhão e também no Hotel Schweizerhof. Uma oportunidade perfeita para ouvir ícones da música internacional, mas também para descobrir novos talentos.
Esse ano, uma das estrelas é a cantora americana Patti Smith, proeminente no movimento punk. Além dela, os ícones do blues TajMo, a estudanidense, Macy Gray, o poeta e músico ingles Benjamin Clementine, o cantor sueco de Indie e folk José González, entre muitos outros.
Os preços variam de acordo com cada show, mas também há atrações gratuitas pelas ruas da cidade.
Para mais informações sobre datas e valores acesse o site do evento.