© Renato Araújo/Agência Brasília
Athos Bulcão, um dos artistas mais presentes na paisagem de Brasília e nos ambientes do Palácio do Congresso Nacional completaria 100 anos neste domingo, 2 de julho.
PUB
O carioca foi o principal colaborador de Oscar Niemeyer no âmbito da produção plástica de integração arte-arquitetura da nova capital, tendo se mudado para Brasília ainda em 1958, antes de sua inauguração. Na cidade, deixou em definitivo a marca de seu engenho na integração entre arte e arquitetura.
+ Shows gratuitos de jazz e blues no parque Villa-Lobos
Suas obras estão presentes em diversos pontos turísticos da capital federal, como na Torre de TV e na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima (foto).
No Congresso Nacional, o painel em azulejo Ventania, de 1971, é uma das obras mais famosas de Athos Bulcão no Congresso Nacional. A obra foi criada no início da década de 70, quando o Edifício Principal sofreu um acréscimo de 15m de largura ao longo de toda a sua fachada posterior.
Essa ampliação permitiu restaurar o espaço livre do Salão Verde que estava na época ocupado indevidamente por salas de trabalho.
Conheça as obras de Athos Bulcão na Câmara dos Deputados no site. Saiba mais sobre o artista no portal da Fundação Athos. As informações são da Agência Câmara Notícias.