UE apresenta plano para aliviar peso migratório sobre Itália

Bruxelas cobra mais ajuda dos Estados-membros do bloco

©  REUTERS/ Antonio Parrinello

Mundo crise 04/07/17 POR Ansa

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (4) um "plano de ação" para aliviar a pressão migratória sobre a Itália, que já recebeu 85,2 mil deslocados externos pelo Mediterrâneo Central em 2017, número 19,38% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.   

PUB

Um dos artigos do programa divulgado por Bruxelas pede para os Estados-membros do bloco acelerarem a realocação de migrantes acolhidos pela Itália. Aprovado no segundo semestre de 2015, o plano prevê a redistribuição de 39,6 mil pessoas abrigadas em solo italiano, mas, passados quase dois anos, apenas 7,3 mil foram beneficiadas.   

+ Áustria ameaça fechar fronteira com Itália contra imigrantes

Alguns países, como Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia, que formam o grupo "Viségrad", não receberam um deslocado sequer, segundo dados da própria União Europeia. Além disso, o programa anunciado pela UE nesta terça também cobra mais recursos dos Estados-membros para o Fundo para a África, criado para ajudar no desenvolvimento de nações do continente.   

Dos 10 países que mais mandaram migrantes para a Itália em 2017 pelo mar Mediterrâneo, nove são africanos: Nigéria, Guiné, Costa do Marfim, Gâmbia, Senegal, Mali, Marrocos, Eritreia e Sudão. A exceção é Bangladesh, na Ásia. O fundo já conta com um orçamento de 2,6 bilhões de euros, recursos tirados do orçamento da União Europeia.   

Bruxelas também se compromete a apoiar a "formação de um centro de coordenação para resgates no mar plenamente operacional na Líbia" e pede para as autoridades de Trípoli, assim como as da Tunísia, estabelecerem uma "área de procura e salvamento".   

Os dois países nunca instituíram zonas do tipo, que servem para delimitar as regiões marítimas onde suas guardas costeiras podem operar. A Comissão Europeia, poder Executivo do bloco, também diz que criará com a Itália um projeto de 46 milhões de euros para "reforçar ainda mais as capacidades das autoridades líbias".   

No início de fevereiro, Roma já havia assinado um acordo para capacitar e equipar a Guarda Costeira de Trípoli, mas a medida ainda não deu resultados, tendo em vista o aumento de desembarques nos portos italianos.   

Por outro lado, Bruxelas pede para a Itália preparar um "código de conduta" para as ONGs que realizam resgates no Mediterrâneo, que são acusadas de atuar muito perto do litoral líbio, e mais rapidez em seu plano de repatriação de pessoas em situação irregular.   

Além disso, a UE sugere que a Itália não forneça documentos de viagem a solicitantes de refúgio, evitando que eles transitem livremente pelo bloco. O plano de ação foi apresentado após Roma ter pressionado por mais ajuda dos países europeus, em meio a um ano que caminha para um recorde na entrada de migrantes via Mediterrâneo.   

A situação tende a se agravar ao longo das próximas semanas, já que os meses de primavera e verão na Europa, principalmente junho, julho e agosto, registram os fluxos mais intensos. Nesta terça, a Áustria ameaçou deslocar 750 militares à fronteira com a Itália para conter a entrada de solicitantes de refúgio.   

Já o papa Francisco enviou uma carta à ANSA pedindo mais "integração" e afirmando estar ao lado das pessoas que fogem de guerras, terrorismo, crises humanitárias e fome. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 22 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo