© Pixabay
Um bebê canadense de oito meses pode ser a primeira pessoa no mundo a receber cartão de saúde sem um identificador de gênero logo após o nascimento. As informações são da BBC.
PUB
Chamado Searyl, o bebê é filho de Kori Doty, uma pessoa transgênero não-binária que não se identifica com pronomes nem no masculino nem no feminino. Doty quer dar oportunidade à criança de descobrir seu próprio gênero.
+ Jovem mata criança para se certificar de que ela não era um robô
"Eu estou criando Searyl de modo que até que elx tenha seu senso de si e capacidade de vocabulário para me dizer quem é, eu x reconheço como bebê e tento dar a elx todo o amor e apoio para ser a pessoa mais inteira que puder fora das restrições que vêm com o rótulo menino ou o rótulo menina", contou Doty à rede de TV CBC.
Após obter o direito a usar a não-atribuição de gênero no cartão de saúde, Doty quer que o mesmo critério seja aplicado à certidão de nascimento da criança. Doty, que se refere à criança com o pronome "they" (que pode ser traduzido como "eles" ou "elas" em português).
"Quando eu nasci, médicos olharam para os meus genitais e fizeram suposições sobre quem eu seria, e essas suposições me seguiram e seguiram minha identificação ao longo da vida", disse. "Essas suposições estavam erradas e eu acabei tendo que fazer vários ajustes desde então".