© Reuters
Todas as edições da revista Filme Cultura foram digitalizadas e lançadas no repositório online do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV). A publicação é uma das mais importantes do setor no País.
PUB
A ideia é ampliar o acesso ao conteúdo da revista, que foram categorizados. "A criação de um portal institucional que disponibilizasse todo o acervo da Filme Cultura foi prioridade no nosso planejamento de relançamento da revista", explicou a secretária do Audiovisual do MinC, Mariana Ribas.
+ Masp promove oficinas infantis inspiradas em Toulouse-Lautrec
A Revista Filme Cultura é um periódico sobre cinema brasileiro criado em 1966 e chegou a 62ª edição. A revista tem importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e material iconográfico.
A Filme Cultura é uma realização da Secretaria do Audiovisual, em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Cinemateca Brasileira e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp).
O portal foi construído a partir da solução tecnológica Tainacan, desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O Tainacan é uma plataforma de gestão de acervos digitais, que apresenta possibilidades de participação social e gestão descentralizada. Outro ganho da utilização do Tainacan é a integração de diferentes tipos de acervos e a categorização e indexação de dados. As informações são do Portal Brasil.