© DR
O músculo não se constrói apenas na academia. Assim como fazer exercício, manter uma alimentação adequada é importante. A proteína é o macronutriente que mais contribui para esta tarefa, mas está longe de ser o único protagonista.
PUB
Para que o aumento da massa muscular aconteça de forma saudável, o azeite é um dos alimentos indispensáveis, pois trata-se de uma gordura monoinsaturada que atua como um nutriente anticatabólico, ou seja, ajuda a prevenir a decomposição muscular.
+ Quer queimar muitas calorias? Aposte no boxe!
Diz o site Desporte Y Vida do jornal espanhol AS que o café é também um aliado, não só por dar energia, como também por promover uma melhor recuperação muscular pós-treino, prevenindo a sensação de cansaço.
Presente na alimentação diária dos esportistas pelos vários nutrientes que oferece, o ovo é uma outra opção importante para aumentar a massa muscular de forma equilibrada. Esta proteína de origem animal (e consumida pelos ovo-lacto-vegetarianos) é rica em ácidos gordos ômega 3, luteína e antioxidantes que atuam diretamente e de forma benéfica nos músculos.
Também devido ao ômega 3, o salmão é um outro alimento a incluir nas refeições, assim como a vitela, que além de ser uma proteína magra, é um alimento com alto teor de ferro e zinco, dois micronutrientes cruciais para a construção dos músculos, tal como destaca a publicação.
Práticas, versáteis e detentoras de proteína, antioxidantes e vitamina E (uma espécie de cocktail muscular), as amêndoas são igualmente destacadas, assim como o iogurte, especialmente se for grego e tiver um bom equilíbrio de gorduras saudáveis e proteínas.