Fies terá crédito de R$ 250 milhões para trabalhador

Programa vai abrir 20 mil vagas para atender trabalhador com carteira assinada e cadastro de beneficiário do abono salarial

© Agência Brasil / Antônio Cruz

Brasil Financiamento 06/07/17 POR Notícias Ao Minuto

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai abrir 20 mil vagas para atender exclusivamente trabalhadores brasileiros com carteira assinada e dependentes desse público. "É uma política de valorização do trabalhador brasileiro e sua família. Basta ter carteira assinada e cadastro de beneficiário do abono salarial para ter acesso facilitado ao financiamento a partir de 2018", afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

PUB

A fonte de financiamento será o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). "Buscamos, cada vez mais, fazer do FAT um fundo indutor de oportunidades ao trabalhador e não apenas o provedor. As regras serão divulgadas oportunamente", enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat), Virgílio Nelson da Silva Carvalho.

O ministro Ronaldo Nogueira participou, nesta quarta-feira (6), do lançamento o Novo Fies. No evento, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, anunciou ainda a abertura de 75 mil novas vagas no sistema de educação superior privada para o segundo semestre deste ano.

+ Novo Fies começa em 2018 com 100 mil vagas a juro zero

Já em 2018, serão oferecidas 300 mil vagas, divididas em três modalidades. A primeira prevê 100 mil contratos para pessoa com renda familiar de até três salários mínimos a juro zero. Pelas novas regras, o aluno vai pagar prestações de, no máximo, 10% da renda mensal.

A segunda opção é voltada para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e atenderá ao grupo de estudante cuja renda familiar é de até cinco salários mínimos por pessoa. Serão 150 mil vagas a custo de 3% de juros, mais correção monetária. Será utilizado para financiar a linha dos fundos de desenvolvimento.

Já a terceira modalidade, também para famílias com renda de até cinco salários mínimos, ainda sem taxas de juros definidas, usará como fonte de financiamento o BNDES e fundos regionais, com risco de crédito compartilhado com os bancos. A previsão é de 60 mil vagas.

Outra novidade é que as taxas bancárias serão de responsabilidade das instituições de ensino contratantes. Com essa mudança, o governo calcula economizar aproximadamente R$ 300 mil por ano. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo