Dez corredores, sendo cinco americanos, dois franceses e três espanhóis, ficaram feridos durante o encierro - corrida de touros - que aconteceu neste sábado (8), durante as Festas de São Firmino em Pamplona, no norte da Espanha.
PUB
Uma multidão de moradores e turistas participou do evento em homenagem ao padroeiro da região. Todas as manhãs, às 8 horas, centenas de pessoas correm à frente dos touros.
Todos os feridos são homens. Os dois americanos foram chifrados e os demais se machucaram ao levarem tombos na corrida. A televisão local exibiu as imagens de um homem sendo chifrado, arrastado por vários metros e pisoteado por outros corretores.
Na última sexta (7), durante o primeiro encierro do festival deste ano, um espanhol e dois americanos foram chifrados.
Os participantes não podem estar "embriagados ou sob a influência de drogas", "incitar o touro ou chamar sua atenção de qualquer maneira" ou "correr em direção a eles ou por trás deles".
As celebrações acontecem anualmente, entre 7 e 14 julho, também são marcadas por procissões religiosas, desfiles, fogos de artifício e concertos, além das manifestações contra a tortura ao animal.
Conforme publicado pela "France Presse", quinze pessoas morreram nos festejos desde 1911. A última morte foi registrada em 2009. No ano passado, 87 participantes ficaram feridos, sendo que 12 foram chifrados.