© Reprodução
Contador de causos nato, Luiz Gonzaga costuma narrar passagens da própria vida. Algumas viraram clássicos do cancioneiro brasileiro tendo a sanfona como base. Outras estarão na biografia em quadrinhos do ilustrador Celso Hartkopf, com texto da jornalista Débora Nascimento.
PUB
Intitulada "Luiz Gonzaga do Nascimento", nome e sobrenome do Rei do Baião, a obra está disponível gratuitamente, como encarte da Revista Continente. Nas páginas da HQ, a infância e a juventude do Rei do Baião, passando por Araripe, cidade cearense em que viveu quando criança, e termina com a mudança para a capital, Fortaleza. A paixão de Gonzagão pelo instrumento que tornou popular em todo o país, a sanfona, ganhou gênese.
+ Filho de Laerte fica mais próximo do pai em aula
Conforme a biografia "Vida do viajante — A saga de Luiz Gonzaga", da jornalista francesa Dominique Dreyfus, na qual a HQ é baseada, o Rei se rendeu ao Baião aos 5 anos, enquanto brincava de "tocar em festa". Aos 7 anos, Gonzaga trabalhava com a mãe, Santana, e o irmão na lavoura.
“O tom da história mescla as durezas da vida no sertão nordestino com a descontração e até, de certa forma, a pegada épica que a história de Gonzaga traz. De um menino que fugiu de casa e voltou como o Rei do Baião”, explicou Celso Hartkopf ao Correio Braziliense.