Às vésperas da votação da reforma trabalhista, Paim convoca vigília

Senador petista comparou aprovação da proposta à revogação da Lei Áurea

© Pedro França/Agência Senado

Política senado 10/07/17 POR Notícias Ao Minuto

A audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre a aposentadoria especial para os profissionais da enfermagem, ocorrida nesta segunda-feira (10), deu lugar ao manifesto contra as reformas da Previdência e trabalhista, às vésperas da discussão do projeto de lei da Câmara no Plenário do Senado.

PUB

O senador Paulo Paim (PT-RS), vice-presidente do colegiado, convocou os 19 convidados e toda a sociedade a fazerem uma vigília contra a reforma trabalhista, nesta terça-feira (11) para acompanhar a discussão e observar quem são os parlamentares favoráveis e contrários ao texto.

"Cada homem e cada mulher desse país, acompanhe o passo a passo dessa reforma, todos sabemos que ela é cruel, desumana e praticamente revoga a Lei Áurea", disse Paim.

+ Após 3 meses, investigação da delação da Odebrecht emperra

Os senadores Paulo Rocha (PT-PA) e Lindbergh Farias (PT-RJ) informaram ainda que a oposição entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da análise da reforma trabalhista por 20 dias, até que sejam apresentados estudos de impacto orçamentário e financeiro se a proposta for aprovada.

"A presidente Cármen Lúcia deve analisar até o fim do dia". informou Paulo Rocha.

Reformas

Durante os debates, a maioria dos participantes questionou a quais interesses as reformas realmente atendem, pois os assalariados seriam os mais prejudicados com as mudanças apresentadas. Foi apontada a malversação do dinheiro público, o excesso de desonerações tributárias e o caos na gestão da Previdência Social como fatores determinantes para o consumo inadequado dos recursos públicos, que afetam o pagamento dos benefícios previdenciários.

Também houve críticas a pontos específicos do projeto de reforma trabalhista, como a criação do trabalho intermitente, que acarreta mais disponibilidade e menos remuneração; o tabelamento do dano moral de acordo com o salário; a diminuição da atuação da Justiça do Trabalho; e a retirada de direitos já consolidados, considerada inconstitucional.

"A Anamatra vem denunciando a absoluta inconstitucionalidade de reforma que está violando o texto da Constituição Federal, pois permite que entidades sindicais possam negociar abaixo do patamar mínimo legal", disse Noemia Porto, da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho.

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Paulo Vieira, também criticou o PLC 38, que “institucionaliza o calote dos direitos trabalhistas e dificulta a fruição deles", previstos no artigo 7º da Constituição, como salário mínimo, seguro-desemprego, férias, licença maternidade e paternidade, proteção da mulher no mercado de trabalho e aposentadoria, entre outros.

"O projeto é feito de maneira maliciosa, obviamente não revoga o artigo 7º, mas cria dificuldades para que o trabalhador tenha acesso. Na prática, ele não vai alcançar o direito, embora ele formalmente continue previsto na Constituição", explicou Vieira. As informações são da Agência Senado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 23 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 22 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia