© NASA; Solar Dynamisc Observatory
A mancha na superfície do Sol é tão grande, que será vista da Terra em breve.
PUB
A Agência Espacial norte-americana publicou no YouTube imagens de uma mancha gigantesca na superfície do Sol. As fotografias foram feitas pela sonda não tripulada da NASA (Solar Dynamics Observatory) entre 5 e 11 de julho.
Apesar de a mancha parecer relativamente pequena no vídeo, ela é maior do que o nosso planeta, destacam os cientistas.
Segundo os astrônomos, a mancha em questão é a primeira a surgir na parte visível do Sol, que foi encontrada nos últimos dois dias. Durante a redução da atividade solar, tais fenômenos são mais raros do que no período quando a atividade solar se encontra a um nível estável. Há uma possibilidade de ela causar erupção solar, mas, segundo os astrônomos da agência norte-americana, ainda é cedo para falar sobre isso.
A atividade solar é definida pelo número de manchas e explosões na superfície do Sol, bem como pelas mudanças do campo magnético do astro. O ciclo solar é de aproximadamente 11 anos. Este período é caracterizado por tempestades geomagnéticas fortíssimas e frequentes, que causam tanto problemas técnicos, como afetam a saúde das pessoas.
Como mostraram as observações, no fundo do corpo celeste está acontecendo, de fato, algo extraordinário. Assim, as fotos do BiSON indicam que a camada, onde surgem campos magnéticos perto da superfície, está cada vez mais fina, o que afeta o comportamento das manchas na superfície solar.
Com informações do Sputnik News.