© iStock
O HIIT ou treino intervalo de alta intensidade (High Intensity Interval Training) não foi idealizado com o objetivo de ser realizado diariamente. Se está tentando fazê-lo várias vezes por semana possível, é melhor rever seus conceitos.
PUB
Joey Thurman, personal trainer e autor do livro ‘365 Health and Fitness Hacks That Could Save Your Life’ (365 Dicas Fitness e de Saúde que Podem Salvar sua Vida) explicou ao site Greatest que a ideia do HIIT “é aumentar os batimentos cardíacos por um breve período de tempo, seguido de descanso por um determinado período de tempo”. Pode fazer o seu treino destas formas: sprint de 30 segundos e 30 segundos de descanso, sprint de 30 segundos e um minuto de descanso, sprint de 30 segundos e de descanso de 1,5 minutos e por aí em diante. A chave, destaca, é dar o seu máximo nos sprints.
+ Viva bem: confira 30 dicas para aliviar os sintomas da TPM
Muitos estudos têm comprovado que este método de treino traz muitos benefícios – seja para manter a forma, seja para a saúde cardiovascular -, no entanto, o HIIT não é para fazer todos os dias, nem em dias alternados. Isso pode causar lesões, pois a ideia do treino é levar o corpo ao limite, mas depois é preciso deixá-lo descansar e se recuperar.
Cada sessão deste tipo de treino não deve durar mais do que sete a 10 minutos e o HIIT não deve ser feito mais do que duas a três vezes por semana, como destaca o especialista.
Se o seu objetivo é treinar quatro vezes por semana, então o ideal é fazer duas sessões de HIIT e duas de treinos de resistência, tentando sempre trabalhar regiões diferentes do corpo de uma sessão para a outra e tentando deixar um dia para descanso, de yoga ou um passeio de bicicleta entre sessões para conseguir otimizar os seus resultados.