Turistas brasileiros relatam caos em aeroporto de Bariloche

Diversas família, a maioria de brasileiros, estão passando noites no aeroporto, segundo passageira

© Pixabay

Mundo nevasca 17/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma nevasca provocou o fechamento do aeroporto de Bariloche, na Argentina. Segundo a imprensa local, a onda de frio fez com que a temperatura despencasse neste fim de semana e batesse um recorde histórico: -25,4ºC.

PUB

Por conta das más condições climáticas, o aeroporto teve de ser fechado na sexta (14) e no sábado (15), voltando ao funcionamento apenas no domingo (16). Mesmo assim, os voos saíram com atraso, de acordo com a ANAC, autoridade de aviação civil argentina. O caos se estendeu até esta segunda-feira (17) após um incidente com um avião particular fechar a pista por algumas horas, gerando ainda mais atrasos.

+ Venezuela: adversários de Maduro prometem intensificar protestos

O "G1" conversou com Deickson de Oliveira, advogado de São Paulo, que está em Bariloche. Ele contou que desde sábado (15) o grupo de dez pessoas com o qual viaja tenta embarcar para o Brasil. “Como nevou muito na quarta e na quinta-feira, verificamos que os voos de sexta-feira haviam sido cancelados e no sábado fomos à loja das Aerolíneas Argentinas para obter informações”, disse.

Segundo o turista, depois de passarem quatro horas na fila, receberam uma senha para serem atendidos apenas no dia seguinte. A previsão é que a família embarque na tarde desta segunda com destino a Buenos Aires. A conexão para São Paulo, que deveria ser de duas horas, vai durar dois dias.

“Precisamos reservar hotel em Buenos Aires contra a nossa vontade e por nossa conta”, disse o advogado, que calcula um prejuízo de mais de R$ 6.000. “Inicialmente a empresa nos ofereceu a conexão para São Paulo para o dia 22, e depois de muita insistência conseguimos remarcar para o dia 19”, completou.

Pelo Facebook, a Aerolíneas Argentinas disse que não é possível programar voos extras e afirmou que a situação não é de responsabilidade da companhia, pois se trata de um problema meteorológico, mas vai reembolsar os passageiros afetados.

“Entendo perfeitamente a dificuldade climática, o que não é possível entender é a forma de lidar com a questão, a falta de planejamento diante do ocorrido, o descuido com as pessoas. Não há plano específico para tirar as pessoas daqui”, desabafou a médica Liduina Rocha, do Ceará, que tenta embarcar para Buenos Aires desde sexta.

Rocha está viajando com os dois filhos adolescentes e com o marido. Ela comprou os bilhetes com a companhia Latam e não recebeu assistência da empresa. “Temos reservas para Buenos Aires, e já perdemos três dias, fora as despesas extras em Bariloche”, disse ela.

A médica reservou um local para ficar com a família até que a situação seja resolvida, mas conta que há muitas famílias, a maioria de brasileiros, passando a noite no aeroporto.

Procurada pelo "G1", a Latam afirma que “em virtude das condições meteorológicas adversas no aeroporto de Bariloche na sexta, os voos da companhia com origem e/ou destino ao terminal foram impactados”. Segundo a empresa, as operações estão sendo retomadas e os passageiros receberão suporte.

“A companhia esclarece ainda que segue a legislação vigente no setor para assistência a passageiros em caso de atrasos ou cancelamentos em voos ocorridos no Brasil. Em caso de atrasos ou cancelamentos em operações em outros países, a companhia segue a legislação vigente do país de origem do voo”, explicou.

Os voos que vão para Bariloche também foram impactados e diversos passageiros aguardam em Buenos Aires ou em outras cidades argentinas para embarcar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 21 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 21 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 23 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 20 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Luto Há 18 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 19 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

politica Justiça Há 3 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Luto Há 13 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 17 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens