Saiba como evitar as dores no corpo que aumentam durante o inverno

Fisioterapeuta explica quais são os tratamentos mais comuns e quais cuidados ajudam a evitar os incômodos

© iStock

Lifestyle FRIO 18/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Durante o inverno é comum ver as pessoas cada vez mais encolhidas e com o corpo numa posição de “fechamento”, afim de se proteger do frio. Isso ocorre por uma deficiência no suporte sanguíneo, causando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, limitação articular e alterações biomecânicas e posturais, dificultando certos movimentos do corpo. Todos esses fatores são responsáveis pelo aumento de dores, principalmente nas regiões lombar e cervical.

PUB

Patrícia Prieto, fisioterapeuta e proprietária da clínica Espaço Pathrícia Prieto, em São Paulo, explica que os tratamentos mais utilizados para o problema são as terapias posturais, a cinesioterapia além de massagens e acupuntura com moxas e ventosas, que melhoram a circulação do sangue e aceleram o metabolismo. Entretanto, existem também alguns cuidados tomados dentro de casa que são capazes de diminuir o desconforto e o aumento das dores.

“É importante fazer todo o possível para manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades, evitando ao máximo que nosso organismo sofra com as alterações climáticas e, consequentemente, posturais. Atividade física e banhos com água quente podem ajudar nessa questão, mas também é importante evitar tomar golpes de ar frio”, explica a profissional. Além disso, Prieto afirma que o consumo de gengibre, pimenta e outros alimentos capazes de aquecer o corpo podem ajudar a manter a temperatura corporal.

Por mais que as dores possam acometer todos os tipos de pessoas, é importante que pacientes com problemas nas articulações, como artrites e artroses, tomem ainda mais cuidado já que no inverno essas inflamações tendem a se agravar. Pacientes em período pós-operatório ou com patologias nevrálgicas e pessoas que estiveram gripadas recentemente também podem sofrer com crises agudas de dores, já que a tosse e os resfriados exigem muito da musculatura da coluna.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Caso Pelicot Há 1 Hora

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

politica G20 Há 4 Horas

"Fuck you" de Janja a Musk coloca em risco estratégia de Lula com Trump

brasil São Paulo Há 1 Hora

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

politica EUA Há 19 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia

economia Mercado Há 1 Hora

De Campos Neto a Crivella, saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6x1

esporte STF Há 21 Horas

Cármen Lúcia vota e STF fica próximo de manter prisão de jogador

fama Luto Há 2 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

brasil mpox Há 1 Hora

Brasil já contabiliza 1,5 mil casos de mpox

mundo Paris Há 21 Horas

Funcionários reféns em pizzaria em Paris foram libertados; homem detido

esporte CONOR-MCGREGOR Há 22 Horas

Conor McGregor aposta em Mike Tyson contra Jake Paul e perde R$ 5,8 milhões