Paulistão de 2018 terá limite de até 25 inscritos e base liberada

Clubes e Federação Paulista de Futebol (FPF) já fecharam questão sobre o assunto e a alteração será oficializada no Conselho Técnico

© Agência Corinthians

Esporte Novidade 20/07/17 POR Estadao Conteudo

Após muita reclamação nas últimas edições do Campeonato Paulista, o limite de 28 jogadores inscritos por equipe mudará a partir da próxima temporada. Clubes e Federação Paulista de Futebol (FPF) já fecharam questão sobre o assunto e a alteração será oficializada no Conselho Técnico, marcado para outubro.

PUB

A referência vai ser o modelo europeu, utilizado na Liga dos Campeões da Europa e nos Campeonatos Inglês e Espanhol. No ano que vem, será permitida a inscrição de até 25 atletas e não haverá limite para jogadores promovidos das categorias de base.

Serão considerados atletas da base garotos de 16 a 21 anos completados até o fim da temporada com registro ativo no clube há pelo menos um ano e que, no período, tenham disputado uma competição oficial de base. A partir de 2019, o prazo de "carência" aumentará para 18 meses de registro. Pela proposta discutida entre os clubes e a federação, este período vai ampliar com o passar do tempo e deve chegar a três anos, prazo mínimo estipulado pela Uefa.

O limite de 28 atletas inscritos no Paulistão era alvo de críticas, sobretudo dos treinadores de São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. A principal queixa era que a restrição garantia a presença dos principais jogadores no Estadual, mas vetava a utilização de jovens talentos das categorias de base.

Como o Paulistão é disputado no primeiro semestre, muitos atletas ainda estão fora de forma por causa das férias e a ideia dos treinadores é usar a competição para dar rodagem aos garotos recém-promovidos das categorias inferiores, inclusive aqueles que participam da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Este ano, por exemplo, o Corinthians não inscreveu nenhum atleta campeão da Copinha. O volante Mantuan e os atacantes Pedrinho e Carlinhos chegaram a subir para treinar com a equipe principal, mas não disputaram o torneio estadual.

Participaram das discussões que definiu a mudança no regulamento o vice-presidente de Integração com Atletas da federação, o ex-jogador Mauro Silva, e representantes dos clubes da Série A1, entre eles Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras, Alessandro, gerente de futebol do Corinthians, e Pintado, membro do São Paulo.

"A liberação da base foi um assunto que debatemos muito com os clubes. Falei com os presidentes, o Mauro Silva conversou com técnicos, comissões técnicas e executivos do futebol dos times. Funciona assim nas principais ligas do mundo e entendemos que será um grande avanço para o futebol paulista", disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos