Buracos negros poderosos podem ter 'dirigido' galáxias

Pesquisa acredita que a maioria de galáxias maciças habitam buracos negros supermaciços, cuja massa pode ser igual a desde um milhão até bilhões de massas do Sol

© NASA

Tech descoberta 21/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Os astrônomos da Academia de Ciências da Rússia e da Universidade Estatal de Moscou descobriram que a aparência e o tamanho das galáxias dependiam no passado remoto do número de "embriões" de buracos negros encontrados em suas franjas, indica o artigo publicado pelo Journal of Cosmology and Astroparticle Physics.

PUB

Acredita-se que no centro da maioria de galáxias maciças habitam buracos negros supermaciços, cuja massa pode ser igual a desde um milhão até bilhões de massas do Sol. As razões para a formação destes objetos ainda permanecem desconhecidas.

Hoje em dia, a maioria dos astrônomos acha que buracos negros supermaciços teriam aparecido na juventude do Universo a partir dos chamados buracos negros primordiais, um estado intermediário entre buracos negros supermaciços e convencionais, que também se definem como "embriões" de buracos negros.

+ Hubble faz novas imagens de Fobos, a 'lua maldita' de Marte

O astrônomo Aleksandr Dolgov, do Instituto de Física Teórica e Experimental da Academia de Ciências da Rússia, e o seu colega Konstantin Postnov, da Universidade Estatal de Moscou, descobriram que tais "embriões" poderiam ter desempenhado um papel-chave na formação de todas as galáxias.

Segundo os cálculos dos cientistas, nos primeiros dias do Universo poderia ter aparecido um número altíssimo destes astros, cerca de 10-100 vezes superior ao número de todas as galáxias existentes.

Além disso, os astrônomos russos chegaram à conclusão que tais buracos negros poderiam ter "dirigido" o aumento de galáxias e controlar sua forma e massa, e não o contrário, como acreditam hoje muitos astrofísicos.

Baseando-se nesta ideia, os cientistas calcularam como mudava a forma das galáxias dependendo da variação das acumulações esféricas e da massa dos buracos negros no seu centro. Foi descoberto que os buracos negros desempenharam o papel principal no nascimento de galáxias elípticas e espirais, fazendo com que elas se formassem mesmo quando estava ausente o anel de matéria escura, que hoje se considera o principal fator do aparecimento de galáxias.

Tal cenário de formação de galáxias pode explicar, segundo acham os especialistas, um dos maiores enigmas cosmológicos — por que as primeiras galáxias possuem uma massa elevadíssima e buracos negros muito pesados, cuja existência os cientistas antes não podiam explicar. (Sputnik)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA