Washington Olivetto compara mulher a Porsche e é criticado

O publicitário de 65 anos é presidente da agência W/McCann e vencedor de mais de 50 Leões de Cannes

© Reprodução

Brasil publicitário 25/07/17 POR Folhapress

O publicitário Washington Olivetto causou polêmica nas redes sociais nesta segunda (24) ao chamar o empoderamento feminino de "clichê constrangedor" e comparar mulheres a Porsches.

PUB

Em entrevista à BBC Brasil, Olivetto criticou o chamado "politicamente correto" e disse que a maior parte das causas sociais tem "um componente de oportunismo".

O publicitário de 65 anos é presidente da agência W/McCann e vencedor de mais de 50 Leões de Cannes, principal prêmio da área. Foi responsável pela criação de ícones da propaganda, como o garoto Bombril e a campanha "Valisère Primeiro Sutiã".

Para Olivetto, o empoderamento feminino já existia nesses anúncios. Hoje, contudo, o conceito se tornou mais um clichê, como "pensar fora da caixa" -todos "primos-irmãos" de "um baixo nível intelectual"."O empoderamento feminino está participando de qualquer reunião. Empoderamento feminino se pratica, não se prega", afirmou.

O publicitário defendeu um meio-termo entre o politicamente correto e o incorreto, que seria o "politicamente saudável": ideias irreverentes e com senso de humor, mas que respeitem a inteligência das pessoas.

Olivetto cita então como exemplo de "vida inteligente" uma história "aparentemente machista" que preparou para uma palestra, mas que agradaria a homens e não desagradaria a mulheres.

A ideia é explicar "por que Porsche é melhor do que mulher, que, diga-se de passagem, é excelente".

A superioridade do carro seria "comprovada" pelo fato de o homem poder ter mais de um Porsche, mas não mais de uma mulher; poder vender o carro e receber em troca dinheiro caso não o queira mais, mas perder dinheiro se não quiser mais a mulher; todos os homens que têm Porsche têm mulheres, mas o contrário não é verdadeiro.

REAÇÃO

No Twitter e no Facebook, usuários criticaram as declarações do publicitário, classificadas de machistas e ultrapassadas. "Olivetto se perde em suas próprias lamentações tacanhas e prefere falar asneiras a usar seu enorme talento", escreveu uma usuária no Twitter.

Outros saíram em defesa do publicitário. "Ele tem toda razão. Mulher não precisa de empoderamento, precisa, sim, de igualdade", afirmou outra usuária em uma publicação no Facebook. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 7 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 7 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 8 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

fama Política Há 12 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 13 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 14 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

fama Luto Há 23 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

esporte Futebol Há 12 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

tech Rede social Há 14 Horas

O X lança uma das suas alterações mais controversas