França apoiará iniciativa de combate à espionagem

A presidente Dilma Rousseff convidou, e o presidente francês François Hollande aceitou que a França faça parte de um comitê diretivo para a conferência global sobre governança na internet que o governo brasileiro chamou para abril, em São Paulo.

© Reuters

Política Comité 12/12/13 POR Agencia Estado

Apesar do encontro ser composto por representantes não apenas de governos, mas da sociedade civil, a intenção do Palácio do Planalto é ver oito ou nove países, inclusive o Brasil, coordenando a discussão para tirar daí pelo menos uma declaração de que a atual situação de descontrole e espionagem na Internet é insustentável.

PUB

A intenção brasileira de mexer na forma de administração da Internet é ainda anterior ao escândalo de espionagem protagonizado pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), descoberta violando as comunicações de chefes de Estado, embaixadores, empresas e pessoas comuns em boa parte do mundo. Alguns problemas recorrentes, como na atribuição de domínios (.com, por exemplo), já haviam levado o país a querer rediscutir o controle americano sobre a Internet. O escândalo deu respaldo às intenções brasileiras e trouxe o apoio de outros países, como a França.

"Queremos ser sócios na construção de uma ordem mundial mais justa, mais igualitária e mais democrática", disse a presidente. "Reiterei nossa expectativa de contar com uma representação francesa na reunião multisetorial global sobre o futuro da governança da internet. Muito nos interessa uma parceria com a França em todas as áreas que dizem respeito à defesa cibernética".

Hollande, por sua vez, respondeu que a França "saudava" e "apoiava" a iniciativa de proteção de dados pessoais. "Porque ela é necessária, tanto para as nações quanto para as liberdades individuais", afirmou Hollande. "Tratamos ainda da defesa cibernética, que é ainda mais necessária após a revelação de uma série de informações que fizeram necessária uma reação firme. Precisamos ter políticas para isso e buscar uma convergência".

Outro dos países convidados para formar esse comitê diretor deverá ser a Alemanha, que foi copatrocinadora da proposta brasileira de uma declaração contra a espionagem, apresentada na Assembleia Geral das Nações Unidas. Os dois países se uniram à reclamação brasileira tardiamente, meses depois das revelações do ex-agente da CIA Edward Snowden que mostraram a vigilância de empresas e do governo brasileiro. Apenas em outubro, quando foi revelado que os dois países - e algumas dezenas de outros - também estavam sendo espionados, França e Alemanha se uniram aos esforços brasileiros.

Dentro do próprio governo brasileiro há um certo ceticismo se o encontro em São Paulo trará mudanças efetivas. Outras tentativas multilaterais terminaram em várias ideias, mas pouco resultado prático. Mas, em meio ao processo desencadeado pelas revelações de Snowden, e depois do sucesso de ver a resolução aprovada pelas Nações Unidas, há a crença de que poderá sair de São Paulo alguma coisa mais forte, como um reconhecimento de que a atual situação, que abre brechas para casos como a espionagem americana, é insustentável.

A avaliação brasileira é que a espionagem fora de controle dos Estados Unidos é fruto de um desmando, uma falta de controle por parte da sociedade de como as empresas e os governos interferem na Internet. A avaliação é que, na ONU, o ambiente é favorável à medidas para proteção da privacidade e, no encontro global, o foco deve ser, mais uma vez, as liberdades individuais e a soberania dos países.

Em um momento descontraído, Dilma disse que o Brasil fará "a copa das Copas", desejou sorte à França, mas avisou que não torcerá pelos franceses no torneio. Hollande elogiou o fato de o Brasil estar realizando tantos eventos internacionais ao mesmo tempo, e disse que, quem sabe, vem aqui na Copa do Mundo em junho do ano que vem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil 22/11/24

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo