Corte da Selic faz bancos reduzirem taxas de operações de crédito

Operações de crédito para empresas e consumidores ficaram mais baratas minutos depois de o Banco Central cortar a taxa básica

© DR

Economia Cenário 26/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Após o Banco Central cortar os juros básicos da economia em um ponto percentual, os três maiores bancos do País anunciaram reduções nas taxas de operações de crédito. Empresas e consumidores foram beneficiados com a redução.

PUB

Clientes do Banco do Brasil, do Bradesco e do Itaú terão juros menores em linhas de empréstimos e financiamentos, em função da queda da Selic. Outra grande instituição financeira, o Santander cortou suas taxas, mas fez o anúncio antes da decisão do Banco Central.

Nesta quarta-feira (26), o Comitê de Política Monetária (Copom), que reúne a diretoria do Banco Central, cortou a Selic em um ponto percentual, de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano, o menor nível para a Selic desde agosto de 2013, quando a Selic estava em 9%.

+ TRF derruba liminar que suspendeu aumento de tributo nos combustíveis

Crédito imobiliário

A decisão do BC repercutiu imediatamente sobre as instituições financeiras, que reduziram as taxas das operações de crédito. No Banco do Brasil, o corte foi o quinto no ano. Para pessoas físicas, as operações de crédito imobiliário terão taxas menores nas modalidades Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Carteira Hipotecária (CH).

Na SFH, as taxas que estavam entre 9,99% ao ano e 10,94% ao ano serão reduzidas para 9,74% a 10,69% ao ano. Na carteira hipotecária, as taxas eram de 10,90% a 11,99% ao ano e serão reduzidas para um intervalo entre 10,65% ao ano e 11,74% ao ano.

O BB também reduzirá as taxas mínimas do cheque especial, de 4,31% ao mês para 2,20% ao mês. No CDC, a redução foi de 1,97% ao mês para 1,79%. O Banco do Brasil também anunciou redução para empresas. As taxas mínimas para as linhas Cheque Ouro Empresarial PJ e Giro Rápido Rotativo serão reduzidas e passarão de 8,33% ao mês para 8,28%, enquanto as máximas cairão de 13,50% ao mês para 13,45%.

Bancos privados

Também após a decisão do Banco Central, o Bradesco informou que irá repassar o corte de um ponto percentual na Selic para os seus clientes. A instituição, no entanto, não explicou quais linhas serão ajustadas, disse apenas que empresas e consumidores serão beneficiados. As informações são do Portal Brasil.

Taxas de empréstimo pessoal e cheque especial foram reduzidas aos consumidores pelo Itaú. Para as empresas, os cortes foram nas linhas de capital de giro. O valor das novas taxas não foi divulgado pela instituição financeira.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo