© iStock
Ao escolher quais óculos solares comprar e usar, as pessoas normalmente se preocupam com o estilo, as cores das lentes e o material da armação. Porém, quando o assunto é proteção, não adianta levar em conta apenas a aparência do produto. Isso porque, a exposição solar frequente e prolongada favorece o aparecimento de diversos problemas de saúde, inclusive para os olhos.
PUB
“Os mais comuns são lesões na retina, fotofobia, pterígio, aumento da progressão da catarata, da degeneração macular e de tumores na córnea e na conjuntiva”, revela a dra. Liane Iglesias, médica e consultora da Óticas Diniz.
+ Confira dicas e cuidados para uma boa maquiagem no inverno
Ainda segundo a especialista, o uso de óculos escuros ao longo da vida é fundamental para proteger a visão. “Ele resguarda os tecidos oculares atingidos pelos raios ultravioleta. Por isso, a utilização do acessório ajuda na diminuição da quantidade dessa radiação que ficamos expostos diariamente, até mesmo no inverno, e que agridem os olhos sem percebermos”, explica.
No entanto, é preciso estar atento ao produto. Verificar se os óculos de sol têm o selo de proteção UVA/UVA e o certificado de procedência e de garantia comprovam a qualidade do acessório. Em relação as lentes, elas podem ser de qualquer tonalidade, mas o principal é ter filtro solar.
“É mito dizer que quanto mais escuro, melhor. O que realmente importa é a lente estar protegida com essa película, independentemente de sua cor. Já quem utiliza o acessório graduado também deve conferir se a lente é original e está com o grau e o filtro solar corretos”, destaca a dra. Liane, da Óticas Diniz.
De forma geral, as lentes dos óculos escuros proporcionam formas de proteção diferentes, que variam conforme suas cores e tipo de problema de refração. “Daí a importância de consultar um médico oftalmologista para orientar o melhor tipo de lente para cada pessoa. Procurar uma ótica de confiança ao adquirir óculos escuros, inclusive graduado, é o primeiro passo para garantir a proteção dos olhos. De nada adianta economizar ao comprar o acessório em camelôs, bancas ou lojas de produtos sem procedência, se a sua visão estiver correndo perigo constantemente”, afirma a especialista.