Antibióticos estão perdendo a guerra contra as ISTs

A OMS já publicou novas diretrizes terapêuticas para o tratamento das duas doenças

© iStock

Lifestyle MEDICAÇÃO 27/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que até então pareciam sob controle, estão novamente despertando a atenção pelo alto número de novos diagnósticos. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que de 2010 para 2015 o número de pessoas com sífilis adquirida, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, saltou de 1.249 para 65.878, ou seja, um crescimento de quase 5.000%.

PUB

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez também um alerta sobre o aumento de casos de gonorreia em todo o mundo, infecção causada pela bactéria Neisseria gonorrhoea. Preocupa o fato de as bactérias responsáveis por essas infecções se mostrarem cada vez mais resistentes aos antibióticos, medicação usada para o tratamento das duas doenças.

+ 4 dicas para perder gordura de forma mais eficaz

“Entre as principais ISTs, as bactérias transmissoras da sífilis e a da gonorreia são as que se mostram mais resistentes ao efeito dos antibióticos. Principalmente a Neisseria gonorrhoea. Algumas cepas são tão resistentes que já não se nota mais qualquer reação aos medicamentos”, diz a Bióloga Ana Paula de Arruda Geraldes Kataoka, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS).

Contra isso, a OMS já publicou novas diretrizes terapêuticas para o tratamento das duas doenças e também da clamídia, outra IST que tem também se propagado num ritmo mais acelerado nos últimos anos. A Organização reforça ainda a necessidade dos serviços nacionais de saúde monitorarem essa resistência e que aconselhem os médicos a prescreverem antibióticos mais eficazes. Mas, a Bióloga lembra que a melhor e mais eficiente maneira de se prevenir de ISTs ainda é manter o uso de preservativos nas relações sexuais.

“É preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos que estão se submetendo quando fazem sexo sem proteção. Estamos passando por um período em que vale o bom e velho ditado de que é melhor prevenir do que remediar. No caso das ISTs, o uso da camisinha é a melhor recomendação”, conclui Ana Paula.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 4 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 4 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Política Há 9 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 5 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

politica Justiça Há 10 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 11 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 9 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

fama Luto Há 20 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Trabalho Há 21 Horas

Fabio Assunção diz que incentiva filho a trabalhar após 'polêmica'