Procuradora-Geral da Venezuela alerta para 'risco de totalitarismo'

"Neste domingo, será decidido se o país continuará a existir como uma república ou se um sistema pessoal e totalitário será estabelecido", disse Ortega Diaz

© Reuters

Mundo Luisa Ortega Diaz 29/07/17 POR Notícias Ao Minuto

A Procuradora-Geral da Venezuela, Luisa Ortega Diaz, disse no sábado que as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, previstas para este domingo, representam riscos de estabelecimento de um regime totalitário no país.

PUB

A Venezuela realizará escolhe neste domingo os representantes de um novo órgão legislativo composto por 545 membros que reescreverão a Constituição, mesmo com um plebiscito realizado no dia 16 de julho ter pedido o interrompimento do processo. A oposição afirma que o voto neste domingo pode ser outra tentativa do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de ignorar o Parlamento controlado por oposicionistas da Mesa da Unidade Democrática.

"Neste domingo, será decidido se o país continuará a existir como uma república ou se um sistema pessoal e totalitário será estabelecido", disse Ortega Diaz, citada pela publicação El Universal.

+ Festival Tomorrowland é cancelado após incêndio em palco principal

Na terça-feira, Ortega Diaz disse que as autoridades do país haviam violado a Constituição em meio a uma crise política e protestos de rua e classificou os juízes do Supremo Tribunal de "principais usurpadores do poder".

A própria Ortega Diaz está atualmente em julgamento, suspeita de cometer ações ilegais no desempenho de suas funções. Ela teve proibida a saída do país e a transferência de propriedade para o gerenciamento de terceiros. Todas as suas contas estão congeladas. Os problemas da Procuradora-Geral começaram depois que ela se opôs às ações das autoridades, em especial o movimento pela Constituinte de Maduro.

O país vive sob intensos quatro meses de protestos violentos que desde abril já causaram a morte de mais de 110 pessoas. A agitação se iniciou quando o Supremo Tribunal de Justiça venezuelano tentou absorver os poderes legislativos da Assembleia Nacional controlada pela oposição. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia