© Sergio Moraes/Reuters
Duas baleias da espécie Jubarte foram encontradas mortas no litoral brasileiro na tarde deste sábado (29). Uma delas estava entre as praias da Lagoa do Siri e das Pitas, em Marataízes, no Sul do Espírito Santo. O corpo media aproximadamente 11 metros. A segunda foi encontrada na praia de Barra Velha, em Porto Seguro. E era um filhote, com cerca de quatro metros
PUB
Secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Antônio Carlos diz que foi notificado do aparecimento por volta de 12h. "Acionamos representante do Instituto Orca, em Vitória, para perícia", contou ao Gazeta Online.
+ Estudo relata repressão a índios gays no Brasil
Na Bahia, com o filhote encontrado neste sábado, já chega a nove o número de Jubarte mortas nas areias brasileiras somente neste ano. O corpo do filhote apresentava escoriações e hematomas na região da cauda. De acordo com o Correio da Bahia, as causas da morte ainda são desconhecidas.
O Instituto Baleia Jubarte informou que o encalhe desta espécie são mais comuns nesta época do ano por causa do fluxo migratório das Ilhas Geórgia do Sul para o litoral da Bahia, em busca de águas quentes para reprodução. Nas contas do instituto, 22 baleias morreram no litoral brasileiro neste ano.