Ibope aponta que 81% dos eleitores são a favor da denúncia contra Temer

Para 73% dos entrevistados, o deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018

© REUTERS/Nacho Doce

Política Pesquisa 31/07/17 POR Notícias Ao Minuto

Levantamento feito pelo Ibope, com eleitores a partir dos 16 anos, mostra que 81% dos entrevistados querem que o processo contra Michel Temer, por corrupção passiva, chegue ao Supremo Tribunal Federal (STF), a quem cabe denunciar o presidente.

PUB

A pesquisa foi realizada entre segunda e quarta-feira da semana passado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A votação da denúncia ocorre na próxima quarta-feira (2), no plenário da Câmara. Para que o processo não seja barrado ou liberado, são necessários 342, dos 513 votos da Casa. O governo, no entanto, consegue impedir o andamento da denúncia se pelo menos 171 deputados apoiar o presidente.

O peemedebista foi acusado pela Procuradoria-Geral da República com base nas delações da JBS. Em áudio entregue aos investigadores, o empresário Joesley Batista, um dos sócios da empresa, aparece em conversa com o presidente. Na ocasião, fala sobre estratégias para atrapalhar a Lava Jato e sobre o pagamento de uma mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha, a fim de mantê-lo calado.

+ Padilha afirma que paciência com PSDB 'é ilimitada'

A pesquisa do Ibope ouviu mil eleitores e foi encomendada pela Avaaz, uma rede de ativistas que faz mobilização social pela internet em todo o mundo. Os números foram divulgados pela rádio CBN, nesta segunda-feira (31).

De acordo com os dados, entre os mais jovens, que têm de 16 a 24 anos, a vontade de tocar a investigação para frente é de quase 90% dos entrevistados. Já 70% dos que têm 55 anos ou mais também pensam assim.

Os eleitores ainda foram questionados sobre a postura dos parlamentares que votarão a denúncia. Para 73% deles, o deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018.

"O que deu para perceber nessa pesquisa é que a população quer saber a verdade sobre Michel Temer. A estratégia dos deputados de dizer que, no dia 1º de janeiro de 2019, o presidente Temer vai poder responder como um cidadão comum na verdade coloca o Brasil em um suspense. Já imaginou chegar em 2019 e perceber que todas aquelas acusações de corrupção foram verdades?", questiona o representante da Avaaz, Diego Cassais.

O levantamento mostra também que 79% das pessoas consultadas concordaram com a avaliação de que a denúncia é correta e o deputado que votar contra a abertura do processo é cúmplice.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio