© DR
A ansiedade é uma condição mental cada vez mais comum e que afeta crianças e adultos, estando muitas vezes associada ao estilo de vida e ao estresse diário.
PUB
Embora se espelhe de forma distinta de pessoa para pessoa, a ansiedade é uma patologia com um vasto leque de sintomas, que são muitas vezes desvalorizados ou até mesmo ignorados. Um deles é o medo.
+ Série '13 Reasons Why' aumentou buscas relacionadas ao suicídio
"Sempre que algo está acontecendo com uma pessoa, seja a nível físico, mental ou entre ambos, existe uma grande possibilidade dos pensamentos, decisões e ações serem influenciados pela ansiedade".
Quem o diz é a psicoterapeuta Judi Cinéas, que, em declarações ao site Bustle, explica como esta condição mental - muitas vezes desvalorizada e até mesmo confundida com impaciência - pode ser impactante e interferir diretamente com o bem-estar de uma pessoa, especialmente quando os comportamentos adotados nada mais fazem do que agravar este estado.
Perceber se se sofre ou não de ansiedade nem sempre é fácil. Escutar o corpo e procurar respostas junto de especialistas é o caminho a seguir, assim como encarar o problema de frente e perceber como pequenos gestos diários podem fazer toda a diferença - para o bem e para o mal.
Como explica a publicação, depois de falar com vários especialistas norte-americanos sobre esta doença mental, existem comportamentos que, em princípio, parecem inofensivos, mas que nada mais fazem do que aumentar os níveis de ansiedade, tornando esta condição o centro da vida de uma pessoa. Um desses comportamentos é o isolamento social, que não só deixa a pessoa mais ansiosa, como cria o ambiente ideal para o estresse e a tristeza se juntarem à 'festa'.
Ingerir alimentos energéticos e que possam acelerar o batimento cardíaco (como o café) deve também ser evitado. Além disso, refugiar-se nas redes sociais, plataformas que têm-se assumido como verdadeiros inimigos da saúde e bem-estar, pois as pessoas tendem a sentir-se mais tristes e até mesmo mais invejosas ao verem as publicações 'perfeitas' das outras pessoas, sendo incapazes de perceber que aquela imagem é apenas um pequeno momento do dia ou até pode mesmo ter sido editada.
Tentar frear os pensamentos - especialmente os negativos - quando se está ansioso apenas vai fazer com que os níveis de ansiedade aumentem ainda mais e a eles se junte uma pitada de frustração, que em nada é bem-vinda.
Fazer das bebidas alcoólicas e de outros hábitos menos saudáveis ou corretos (como gastar dinheiro de forma impulsiva) uma forma de fugir à ansiedade são também de evitar.