Só 6% das escolas de SP têm vistoria

Relatório do Ministério Público Estadual (MPE) aponta que só 72 das 1.153 escolas estaduais da capital - ou 6% - têm alvará de vistoria dos bombeiros, que atesta a segurança de locais públicos. E, entre essas instituições, nenhuma tem alvará de segurança da Prefeitura.

© Agência Brasil

Brasil MPE 14/12/13 POR Agencia Estado

Na quarta-feira, o promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo Carlos Alberto Amin Filho abriu uma ação civil pública contra o governo de São Paulo e a Fundação de Desenvolvimento de Educação (FDE) para que sejam feitas vistorias em todos os locais, para obter as licenças.

PUB

Conforme o Ministério Público, "e informes da FDE, em 12 de novembro de 2013, apenas 72 escolas foram regularizadas junto ao Corpo de Bombeiros". Procurada ontem, a FDE alegou não existir irregularidades: 1.021 prédios têm o documento dos bombeiros ou estão em obras e os demais preparam projetos.

A investigação do MPE começou em 2006, depois que, em depoimento para um inquérito civil, um funcionário da Secretaria de Educação disse que colégios estaduais estavam dispensados de "Habite-se" e nenhum tinha alvará de segurança. "Elas (as escolas) repetem uma mesma situação: falta de equipamentos de incêndio, corrimão e saídas de emergência", afirma Amin. A ação atual do MP dá prazo de três meses para fiscalização e ajustes pelo Estado.

"O importante é que a Justiça determine que algo seja feito antes do início do próximo período letivo. Se a situação não for resolvida, os locais devem ser isolados. Não podemos deixar as crianças conviverem com risco de incêndio ou desabamento", diz o promotor. Esse risco, porém, não é detalhado na ação - hoje seriam necessárias visitas e vistorias pontuais para definir os perigos, caso a caso.

A pedido da Promotoria, a Prefeitura chegou a analisar 93 escolas estaduais, em 2007. Em todas as checagens foram encontradas irregularidades. Havia "infiltrações de água, falhas no sistema de cobertura, inexistência de brigada de combate a incêndio e instalação de extintores em número insuficiente".

No início do inquérito existiam mil escolas estaduais sem o aval dos bombeiros. Hoje, 72 têm o documento, mas a Promotoria não sabe dizer se já estiveram na lista de reprovadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 22 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

mundo EUA Há 11 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama VIIH-TUBE Há 20 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

fama Canadá Há 20 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

fama Revelação Há 12 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

politica JAIR-BOLSONARO Há 13 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Índia Há 20 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

mundo Viagem Há 22 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália

mundo Tragédia Há 21 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

fama Jiare Schneider Há 13 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos