Parecer contra a investigação de Temer é lido na Câmara

Votação sobre a denúncia por corrupção passiva deve ser realizada na quarta-feira (2)

© Marcos Corrêa/PR

Política Plenário 01/08/17 POR Notícias Ao Minuto

A leitura do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) começou por volta das 14h desta terça-feira (1º)no Plenário da Câmara. O documento é contrário à autorização para processar o presidente da República, Michel Temer, por crime de corrupção passiva. Após essa leitura, o primeiro secretário da Câmara, deputado Giacobo (PR-PR), deverá notificar Temer ainda hoje.

PUB

A leitura e notificação são passos obrigatórios para a votação do parecer, marcada para esta quarta-feira (2), às 9 horas.

Confira os procedimentos para a votação

Michel Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva nas investigações decorrentes da delação de Joesley Batista, do grupo J&F.

+ Deputados pró-Temer recebem em média R$ 1 mi a mais em emendas

Temer foi acusado de ser beneficiário dos recursos entregues pela empresa ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, que havia sido assessor especial da Presidência da República. Conforme a Constiutição, um eventual processo contra o presidente da República no Supremo, por crime comum, só pode ser aberto com aval de 2/3 dos deputados (342).

Em julho, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o parecer contrário ao andamento das investigações. O texto vencedor, por 41 votos a 24, foi o do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que rejeita o pedido a Solicitação para Instauração de Processo (SIP) 1/27, encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal após denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No parecer vencedor, Abi Ackel questiona a legalidade da gravação feita por Joesley Batista que, na sua avaliação, conduziu uma “conversa maliciosa e mal intencionada”. O deputado também defende que, nos diálogos, não houve crime. “Em nenhum momento da gravação, há autorização do presidente Temer a Loures para atuar em tratativas que não se resumissem a ouvir e transmitir as reclamações do sr. Joesley Batista contra a alegada indiferença do governo”, diz o parecer.

Caso o Plenário siga o mesmo entendimento da CCJ, o processo contra Temer será suspenso e só poderá ser analisado pela Justiça quando ele deixar o mandato. Se o texto for rejeitado, fica o Supremo autorizado a analisar a denúncia. Com informações da Agência Câmara Notícias.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia IMPOSTO-RENDA Há 7 Horas

Veja quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

fama Paulo Giardini Há 7 Horas

Morre Paulo Giardini, ator e irmão de Eliane Giardini, aos 62 anos

esporte Brasileirão Há 1 Hora

Quais as chances de Botafogo e Palmeiras serem campeões do Brasileirão? Veja probabilidades

fama Tailândia Há 7 Horas

Atriz morre afogada na Tailândia após ser arrastada por onda

mundo Austrália Há 8 Horas

Jovem morre após infecção no lábio se espalhar e atingir o cérebro

fama Senna Há 9 Horas

Adriane Galisteu quebra o silêncio e desabafa: "Eu vivi essa história"

mundo Reino Unido Há 9 Horas

Mulher descobre órgão removido sem consentimento após cirurgia de rotina

mundo EUA Há 8 Horas

Mulher que atropelou e matou noiva no casamento é condenada a 25 anos

economia PLANOS-SAÚDE Há 6 Horas

Cancelamento de planos de saúde por falta de pagamento tem novas regras

fama NANDA-COSTA Há 22 Horas

Nanda Costa diz que já reatou namoro após pausa para sair com outras pessoas