EUA detectam atividade submarina 'incomum' na Coreia do Norte

Segundo o oficial de defesa, o teste é o quarto registrado pelos EUA em 2017 e fundamental para o desenvolvimento da capacidade de lançamento de mísseis em submarinos

© Reuters

Mundo Perigo 01/08/17 POR Folhapress

Forças americanas detectaram "níveis incomuns e sem precedentes" de atividade submarina da Coreia do Norte, afirmou um oficial de defesa dos Estados Unidos à emissora CNN.

PUB

A atividade acontece em meio ao aumento da tensão entre os dois países após o teste de um míssil balístico intercontinental por Pyongyang. Como resposta, os EUA testaram o seu sistema de defesa contra mísseis no Alasca.

De acordo com a CNN, os EUA registraram novo "teste de ejeção" realizado no Estaleiro Naval de Sinpo, na Coreia do Norte. O teste usa a alta pressão para impulsionar os mísseis, evitando com que as chamas ou o calor do motor danifiquem um submarino, uma embarcação ou qualquer equipamento próximo do lançamento.

Segundo o oficial de defesa, o teste é o quarto registrado pelos EUA em 2017 e fundamental para o desenvolvimento da capacidade de lançamento de mísseis em submarinos.

O militar norte-americano afirmou ainda que os EUA detectaram a atividade de submarino no Mar Amarelo, que banha a China e as duas Coreias.

POTÊNCIA

Nesta segunda (31), o teste da Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental mostrou que Pyongyang agora pode ser capaz de alcançar a maior parte continental dos Estados Unidos, disseram duas autoridades norte-americanas à agência de notícias Reuters.

+ EUA não quer derrubar Kim Jong-un, diz secretário de Estado

A avaliação, que as autoridades discutiram em condição de anonimato, destacou a crescente ameaça emitida pelos programas de mísseis e nuclear de Pyongyang.

Com a escalada na tensão com a Coreia do Norte, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, conversou com Trump nesta segunda e concordou sobre a necessidade de mais ação sobre Pyongyang, horas após a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas dizer que Washington está "farto de falar sobre a Coreia do Norte". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio