EUA detectam atividade submarina 'incomum' na Coreia do Norte

Segundo o oficial de defesa, o teste é o quarto registrado pelos EUA em 2017 e fundamental para o desenvolvimento da capacidade de lançamento de mísseis em submarinos

© Reuters

Mundo Perigo 01/08/17 POR Folhapress

Forças americanas detectaram "níveis incomuns e sem precedentes" de atividade submarina da Coreia do Norte, afirmou um oficial de defesa dos Estados Unidos à emissora CNN.

PUB

A atividade acontece em meio ao aumento da tensão entre os dois países após o teste de um míssil balístico intercontinental por Pyongyang. Como resposta, os EUA testaram o seu sistema de defesa contra mísseis no Alasca.

De acordo com a CNN, os EUA registraram novo "teste de ejeção" realizado no Estaleiro Naval de Sinpo, na Coreia do Norte. O teste usa a alta pressão para impulsionar os mísseis, evitando com que as chamas ou o calor do motor danifiquem um submarino, uma embarcação ou qualquer equipamento próximo do lançamento.

Segundo o oficial de defesa, o teste é o quarto registrado pelos EUA em 2017 e fundamental para o desenvolvimento da capacidade de lançamento de mísseis em submarinos.

O militar norte-americano afirmou ainda que os EUA detectaram a atividade de submarino no Mar Amarelo, que banha a China e as duas Coreias.

POTÊNCIA

Nesta segunda (31), o teste da Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental mostrou que Pyongyang agora pode ser capaz de alcançar a maior parte continental dos Estados Unidos, disseram duas autoridades norte-americanas à agência de notícias Reuters.

+ EUA não quer derrubar Kim Jong-un, diz secretário de Estado

A avaliação, que as autoridades discutiram em condição de anonimato, destacou a crescente ameaça emitida pelos programas de mísseis e nuclear de Pyongyang.

Com a escalada na tensão com a Coreia do Norte, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, conversou com Trump nesta segunda e concordou sobre a necessidade de mais ação sobre Pyongyang, horas após a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas dizer que Washington está "farto de falar sobre a Coreia do Norte". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia