© Reuters
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (1º) a indicação do advogado e ex-assistente da Procuradoria-Geral Christopher Wray como novo diretor do FBI.
PUB
Seu nome recebeu 92 votos favoráveis e apenas cinco contrários, o que mostra um amplo consenso entre republicanos e democratas.
Wray substitui James Comey, demitido pelo presidente Donald Trump em maio passado.
No comando do FBI, ele participará das investigações sobre as supostas influências da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016. O próprio Trump é um dos alvos do inquérito, que desde a demissão de Comey é liderado pelo procurador especial Robert Mueller.
+ EUA detectam atividade submarina 'incomum' na Coreia do Norte
Apesar disso, em sua sabatina no Senado, Wray garantiu que não jurará lealdade ao presidente e que renunciará caso sofra pressões para interromper uma investigação. Com 50 anos, ele é formado em direito na Universidade Yale e foi assistente da divisão criminal da Procuradoria-Geral dos EUA entre 2003 e 2005.
Depois de atuar no governo, Wray passou a se dedicar à iniciativa privada, especializando-se em casos de crimes de colarinho branco. Com informações da ANSA.