Transferência de Neymar mostra potência financeira dos árabes

Abismo entre clubes grandes e médios na Europa deve aumentar

© Getty Images

Esporte MILHÕES DE EUROS 03/08/17 POR Ansa

A transferência de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros (cerca de R$ 820 milhões) estabelece um novo recorde mundial no futebol. Nunca antes um clube pagou uma quantia tão exorbitante para ter um jogador.

PUB

Além disso, o pagamento vindo do Catar impulsionará o país para ter um embaixador de peso para a Copa do Mundo de 2020. Aos 30 anos, Neymar ainda estará no auge da forma e ajudará a divulgar o evento.   

A "venda do século" é uma representação clara da potência financeira que mostra como são os padrões de negociações árabes que ditam as regras. O clube que mais havia gastado nesta janela de transferências, antes do PSG, era o Manchester City do xeque Mansour bin Zayed al-Nahyan, em investimentos que beiram os 200 milhões de euros. O clube pagou 60 milhões de euros por Walker, 50 milhões por Mendy, 40 milhões por Ederson, 30 milhões por Danilo e 50 milhões por Bernardo Silva.   

Mas, a negociação de Neymar redimensiona até as compras mirabolantes de 85 milhões e 80 milhões de euros pelos atacantes Lukaku e Morata, respectivamente, feitas pelo Manchester United e pelo Chelsea, que detinham os "recordes" da temporada.   

+ Neymar publica vídeo de agradecimento ao Barcelona; assista

Só no ano passado houve uma negociação que causou mais perplexidade, quando o United comprou o francês Paul Pogba da Juventus por cerca de 110 milhões de euros. Antes dele, só as transferências de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale para o Real Madrid tinham chegado próximo a isso.   

Agora, com a transferência de Neymar, mudam-se as perspectivas e essa aceleração acaará provocando um efeito dominó capaz de jogar no mercado uma grande mudança na avaliação dos jogadores e que atingirá as negociações daqui para frente.   

Os clubes considerados "médios" serão "jogados para fora" das negociações mais importantes e a fase final dessa janela de transferências ampliará o abismo entre as equipes milionárias e todos os outros.   

É previsível, então, uma reação em cadeia: o Barcelona reinvestirá o dinheiro obtido com Neymar e só terá a difícil decisão sobre quem escolher para seu lugar. Depois de ter o não do próprio PSG por Verratti, o clube catalão deve voltar a correr atrás do italiano e seguirá tentando atrair Philippe Coutinho do Liverpool.   

Só que agora é possível que os 80 milhões a 90 milhões de euros previstos nas negociações aumentem ainda mais. E os cenários não vão se limitar a isso: os catalães devem tentar novamente a contratação de Dybala da Juventus a incríveis 120 milhões de euros.   

Perante a esses cenários redimensionados é difícil também achar que o Real Madrid ficará imóvel. O jovem Mbappé, do Monaco, está na mira do time de Zinedine Zidane e é possível até que Bale deixe o clube para o United. Por isso, estima-se que o clube merengue possa apresentar uma oferta de até 180 milhões de euros. No ano das grandes negociações, essa seria a chave de ouro final. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 23 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 22 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Saúde Há 23 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 22 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 16 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 19 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava