Gordura no quadril pode ser sinal de saúde, diz estudo

Por metabolicamente saudável entende-se a pessoa cujo metabolismo está protegido contra o acúmulo de açúcar e/ou sódio no sangue, colesterol, triglicerídeos e resistência à insulina

© DR

Lifestyle Aliados 04/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Numa época em que as atenções estão quase todas centradas no excesso de peso epidêmico mndial, a ciência vai dando pequenos passos noutras abordagens ao avaliar aspetcos isolados do corpo humanom, como os quadris. 

PUB

Um recente estudo da Universidade de Tubinga, na Alemanha, não só reforça a ideia de que magreza nem sempre é sinal de saúde, como destaca ainda que ter alguma gordura na região dos quadris pode até ser positivo.

+ Alimentos gordurosos: os maiores vilões da saúde do coração

Na prática, explica o site LiveScience, os cientistas alemães sugerem que as pessoas magras que tendem a acumular alguma gordura nos quadris e nas coxas apresentam um menor risco de doença cardíaca, transtornos metabólicos e diabetes quando comparadas com as pessoas que acumulam gordura noutras partes do corpo, em particular na barriga, onde se aloja frequentemente a gordura visceral.

O estudo centrou-se na avaliação de cerca de mil pessoas e todos os participantes (com peso a menos, peso normal ou peso a mais) foram submetidas a testes para determinar o índice de massa corporal (IMC), o índice de gordura corporal e a distribuição dessa mesma gordura.

Assim que cruzaram todos os dados, os cientistas notaram que as pessoas com um peso normal mas que foram classificadas como metabolicamente saudáveis tendiam a ter gordura acumulada nos quadris e nas coxas, fazendo com que o corpo ganhasse uma forma de pêra. Por sua vez, as pessoas com maior acúmulo de gordura na parte superior do corpo tendem a ser classificadas como metabolicamente não saudáveis e, por isso, mais propensas a doenças cardíacas e/ou diabetes... e tudo porque a gordura não fica alojada num local específico e acaba colocando o fígado e o coração em risco.

Por metabolicamente saudável entende-se a pessoa cujo metabolismo está protegido contra o acúmulo de açúcar e/ou sódio no sangue, colesterol, triglicerídeos, resistência à insulina, entre outros fatores.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alimentação 29/10/24

Saiba quais alimentos nunca deve congelar

Lifestyle linfomas do tipo não Hodgkin 29/10/24

O que é câncer linfático, doença que acomete Eduardo Suplicy? Veja sintomas e formas de tratar

Lifestyle Dicas de Cozinha 29/10/24

Erros comuns ao fritar um bife: dicas de uma chef para evitar deslizes

Lifestyle Casa 29/10/24

Três sinais de que está na hora de comprar um colchão novo

Lifestyle Signos 28/10/24

As contas estão sempre em ordem! O signo que lida melhor com dinheiro

Lifestyle Estilo 28/10/24

Erros de moda que lhe fazem parecer mais velho e você não percebeu

Lifestyle Viagens 29/10/24

Como arrumar mala de mão para viagem de frio: dicas de uma ex-comissária

Lifestyle ceratocone 29/10/24

Falta de acompanhamento faz ceratocone progredir, diz pesquisa

Lifestyle Gestação 29/10/24

Gravidez após os 35 anos: quais os riscos? É possível contorná-los?

Lifestyle Músicas 29/10/24

Como criar uma playlist de música perfeita para alguém que você ama