Vale bíblico usado por Jesus se transforma em esgoto a céu aberto

Acordo firmado entre Israel e Palestina promete resolver o problema

© Ronen Zvulun/Reuters

Mundo Israel 08/08/17 POR Notícias Ao Minuto

O Vale do Cedrón, região usada por Jesus em suas viagens entre Betânia e Jerusalém durante a rebelião de Absalão, escoa hoje cerca de um quarto de todo o esgoto da cidade sagrada. Como divulgado pela "Reuters", 30 quilômetros de terra são inundados por cerca de 12 milhões de metros cúbicos de dejetos por ano, que correm entre o Monte do Templo e o Monte das Oliveiras, até o Mar Morto.

PUB

O diretor para o distrito de Jerusalém do Ministério de Proteção Ambiental de Israel, Shony Goldberger, disse à agência que a situação atual da região é perigosa e ameaçadora "para a saúde das pessoas em muitas formas".

+ Idosos criam 'república' para envelhecerem com amigos na Espanha

Segundo a publicação, o esgoto corre por áreas controladas por Israel e Palestina, o que dificulta a solução do problema. Contudo, recentemente, autoridades de ambos os lados concordaram em construir um duto, que levará os dejetos a estações de tratamento ainda não construídas, onde o esgoto será drenado. Cada administração ficou responsável por construir as instalações necessárias em seus territórios.

Plantas crescem de forma anômala, animais matam a sede no líquido poluído e montanhas de fraldas de bebê se formam ao longo do vale. Os dejetos ainda se infiltram na terra, podendo contaminar os lençóis freáticos.

Quando o esgoto chega ao fim do caminho, a água poluída fica retira em uma espécie de piscina e é usada para irrigar árvores antigas, que têm maior tolerância a poluentes. Mas constantemente a gravidade leva os poluentes ao Mar Morto, que é o ponto mais baixo do planeta. "É como uma mancha marrom. Ela permanece desconectada da água salgada do Mar Morto", explica Goldberger.

O Israel e a Palestina estão vivendo um momento tenso, dificultando a execução de projetos que exigem a coordenação dos dois governos. O acordo já é considerado um grande avanço. "Depois de décadas sem capacidade para resolver o problema, por milhares de razões, técnicas e políticas, nós alcançamos um acordo para a construção de um duto no vale", disse o general Yoav Mordechai, coordenador das atividades do governo de Israel na Cisjordânia.

Segundo a Autoridade Nacional Palestina, o acordo foi alcançado pelo “interesse em limpar a área”. No entanto, ele fez questão de enfatizar que os trabalhos realizados pelos dois lados são independentes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos