Trabalhar ativa as mesmas regiões do cérebro que a dor física

Neurologista defende que os trabalhadores tenham uma margem de autonomia para que passem a ir "com gosto" para o trabalho

© DR

Lifestyle ESFORÇO 09/08/17 POR Lusa

O neurologista alemão Gerald Hüther afirma que, em muitas pessoas, o trabalho quotidiano afeta as mesmas regiões do cérebro que a dor física, salientando que quem vive esta experiência dificilmente pode recuperar a motivação.

PUB

"Muita gente tem no trabalho experiências nas quais se ativam as mesmas redes do cérebro que reagem quando ocorrem dores físicas. Quem passa por esta experiência dolorosa dificilmente pode recuperar a motivação, disse o médico, citado na edição digital do Frankfurter Allgemeine.

+ Empresas também se beneficiam de licença maternidade maior; saiba mais

O neurologista sustenta que esta experiência se deve à falta de independência que muitos vivem primeiro na escola e depois no local de trabalho, onde passam a ser permanentemente controlados pelo professor e depois pelos superiores nas empresas.

"Já na escola aprendemos que temos que nos limitar a fazer o que eles nos dizem e quando são maiores vão trabalhar com a mesma falta de motivação que tinham na escola", disse Hüther.

No entanto, segundo o médico, muitas empresas já começaram a perceber que precisam de funcionários que não se limitem a cumprir o dever, mas que tenham criatividade e assumam responsabilidades. Por isso, o neurologista defende que os trabalhadores tenham uma margem de autonomia para que passem a ir "com gosto" para o trabalho.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de pesquisa Gallup, apenas 16% dos trabalhadores na Alemanha vão "com alegria para o trabalho" e 67% vão desmotivados, limitando-se a cumprir o minimamente necessário.

"O cérebro pode evoluir ao longo da vida e podem sempre ocorrer processos em que surjam novas ligações de neurônios. Mas, isso só funciona se as partes emocionais do cérebro forem ativadas também", disse Hüther.

"Se as pessoas tivessem a oportunidade de assumir a responsabilidade e sentir-se importantes, então a motivação voltaria", destacou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 8 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 8 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 9 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 9 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 22 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 8 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 8 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 7 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 7 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 21 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra