Trabalhar ativa as mesmas regiões do cérebro que a dor física

Neurologista defende que os trabalhadores tenham uma margem de autonomia para que passem a ir "com gosto" para o trabalho

© DR

Lifestyle ESFORÇO 09/08/17 POR Lusa

O neurologista alemão Gerald Hüther afirma que, em muitas pessoas, o trabalho quotidiano afeta as mesmas regiões do cérebro que a dor física, salientando que quem vive esta experiência dificilmente pode recuperar a motivação.

PUB

"Muita gente tem no trabalho experiências nas quais se ativam as mesmas redes do cérebro que reagem quando ocorrem dores físicas. Quem passa por esta experiência dolorosa dificilmente pode recuperar a motivação, disse o médico, citado na edição digital do Frankfurter Allgemeine.

+ Empresas também se beneficiam de licença maternidade maior; saiba mais

O neurologista sustenta que esta experiência se deve à falta de independência que muitos vivem primeiro na escola e depois no local de trabalho, onde passam a ser permanentemente controlados pelo professor e depois pelos superiores nas empresas.

"Já na escola aprendemos que temos que nos limitar a fazer o que eles nos dizem e quando são maiores vão trabalhar com a mesma falta de motivação que tinham na escola", disse Hüther.

No entanto, segundo o médico, muitas empresas já começaram a perceber que precisam de funcionários que não se limitem a cumprir o dever, mas que tenham criatividade e assumam responsabilidades. Por isso, o neurologista defende que os trabalhadores tenham uma margem de autonomia para que passem a ir "com gosto" para o trabalho.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de pesquisa Gallup, apenas 16% dos trabalhadores na Alemanha vão "com alegria para o trabalho" e 67% vão desmotivados, limitando-se a cumprir o minimamente necessário.

"O cérebro pode evoluir ao longo da vida e podem sempre ocorrer processos em que surjam novas ligações de neurônios. Mas, isso só funciona se as partes emocionais do cérebro forem ativadas também", disse Hüther.

"Se as pessoas tivessem a oportunidade de assumir a responsabilidade e sentir-se importantes, então a motivação voltaria", destacou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 21 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 21 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 23 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 20 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Luto Há 18 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 19 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

politica Justiça Há 3 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Luto Há 13 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 17 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens