© Pixabay
Branco, de olhos azuis e cabelos castanhos. Estas são as características físicas mais procuradas por brasileiros em doadores de sêmen. O primeiro relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre amostras de esperma para uso reprodutivo revela também que a maioria das amostras são procedentes da América do Norte. Foram analisadas amostras de 362 doadores, importadas entre 2014 e 2016.
PUB
Em 52% dos sêmens comprados, os olhos dos doadores eram azuis. O cabelo castanho estava em 64% das amostras, seguida dos loiros (27%). Os ruivos despertaram apenas 2% de interesse.
O estudo dos fenótipos (características visíveis) dos doadores possibilita verificar aspectos ainda a ascendência. Das amostras importadas, 95% eram de homens caucasianos, 2% de latinos, 2% de multirraciais e 1% de asiáticos (1%). O estudo traz ainda o resultado de 0% de doador negro. A justificativa é que apenas duas amostras de sêmen foram compradas de afro-descendentes.
+ Processos por porte de drogas podem ser suspensos em todo país
A pesquisa também traça um perfil dos compradores. De acordo com os dados da Anvisa, 43% das amostras foram adquiridas por casais heterossexuais, 38% por mulheres solteiras e 19% por casais de mulheres.