Carro invade protesto nos EUA e mata manifestante

Na noite de sexta-feira (11), Charlottesville também teve briga nas ruas

© Joshua Roberts/REUTERS

Mundo neste sábado 12/08/17 POR Folhapress

Centenas de supremacistas brancos e manifestantes antirracismo entraram em confronto nas ruas de Charlottesville, na Virgínia, na manhã deste sábado (12).Os dois grupos trocaram gritos, socos, arremessaram garrafas de água e dispararam sprays de pimenta uns contra os outros. Há pouco, um carro avançou sobre a multidão e deixou pelo menos seis pessoas feridas, mas ainda não há confirmação da gravidade.

PUB

Video of car hitting anti-racist protestors. Let there be no confusion: this was deliberate terrorism. My prayers with victims. Stay home. pic.twitter.com/MUOZs71Pf4

— Brennan Gilmore (@brennanmgilmore) August 12, 2017

 

Ativistas haviam marcado um protesto na cidade, chamado Unir a Direita, para a tarde deste sábado. As autoridades esperavam que 6.000 pessoas comparecessem.

No entanto, após os confrontos desta manhã, o governo da Virgínia declarou estado de emergência e proibiu o ato. A polícia passou a ordenar aos manifestantes que deixem as ruas. Ao menos uma pessoa foi presa.

Na manhã de sábado, ativistas vestidos com roupas militares carregavam escudos e exibiam armas de grosso calibre pela cidade.

Na noite de sexta-feira (11), Charlottesville também teve briga nas ruas. Carregando tochas, centenas de supremacistas brancos promoveram uma marcha com tochas e palavras de ordem contra imigrantes, negros, homossexuais e judeus.Foi umas das maiores manifestações da extrema-direita vistas nos Estados Unidos nos últimos anos.

Grupos nacionalistas de extrema-direita iniciaram a caminhada em um parque e foram até o campus da Universidade da Virgínia, aos gritos de "Vocês não vão nos substituir", em referência aos imigrantes, e "Vidas brancas importam", uma alusão ao movimento que protesta contra a morte de negros por policiais, Black Lives Matter.

Houve também demonstrações de orgulho nazista.No caminho, encontraram outro grupo que protestava contra a ação ao redor de uma estátua do presidente Thomas Jefferson (1743-1826), fundador da universidade.

Os manifestantes contrários aos extremistas estavam em menor número e acabaram cercados. Houve ofensas verbais e confronto, que incluiu golpes com as tochas e uso de sprays de pimenta.

Os participantes dispersaram após a chegada da polícia. Algumas das pessoas feridas disseram que os guardas demoraram a agir.

CONFEDERAÇÃO

Com 47 mil habitantes, Charlottesville virou alvo de extremistas após a administração local decidir retirar de um parque uma estátua do general Robert E. Lee (1807-1870) e remover outras homenagens a líderes confederados em locais públicos. O caso está na Justiça e a estátua, por ora, segue ao ar livre.

Durante a Guerra Civil nos EUA (1861-65), Estados do Sul criaram uma confederação e lutaram para se tornarem independentes e manter o direito de ter escravos. Eles foram derrotados e seguiram sob controle de Washington.

No protesto de sexta, muitos extremistas carregavam a bandeira da Confederação.Grupos de extrema-direita alegam que o avanço de direitos para imigrantes e negros levaria à sua extinção.

Após a eleição de Donald Trump, em novembro, eles têm se tornado mais vocais. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 23 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 22 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 18 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 21 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 20 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Reino Unido Há 23 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

mundo Inglaterra Há 14 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

fama BÁRBARA-EVANS Há 17 Horas

Bárbara Evans abre o jogo sobre relação difícil com a mãe, Monique Evans

brasil Porto dos Gaúchos Há 22 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

politica PRF Há 23 Horas

Ex-chefe da PRF que usa tornozeleira terá salário de R$ 18 mil como secretário