© Zohra Bensemra/Reuters
A Volkswagen anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O valor será utilizado na modernização das linhas de montagem, onde começa a ser produzido o hatch compacto Polo. No primeiro trimestre de 2018, será iniciada a produção do sedã Virtus.
PUB
O investimento, que é anunciado durante as comemorações dos 60 anos da fábrica paulista, faz parte do programa de R$ 7 bilhões que a montadora havia anunciado em novembro de 2016 e que será empregado até 2020. O valor está sendo dividido entre todas as unidades de produção da empresa.
"Esse investimento anunciado agora engloba o trabalho de nossa engenharia e a preparação da linha de montagem de Anchieta para receber modelos com a matriz MQB", disse em seu discurso David Powels, presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
+ Rio promete quitar salários atrasados até a próxima sexta-feira
A nova plataforma dará origem a uma linha de produtos que terá também um utilitário compacto e uma picape, com lançamentos previstos para 2018 e 2019, respectivamente.
A empresa busca recuperar sua relevância no mercado nacional. No acumulado de 2017, a Volkswagen está na terceira posição em vendas de carros de passeio e comerciais leves, com 12,6% de participação. As líderes são General Motors (17,9%) e Fiat (13,7%). Os dados são da Fenabrave (entidade que representa as revendedoras de veículos).
Ao longo da história da indústria automotiva nacional, a montadora alemã chegou a ter um produto como líder 51 vezes. O Fusca foi o mais vendido em 24 anos, e o Gol, em 27.