Excesso de peso é sempre fator de risco, diz estudo

Excesso de peso ou a obesidade aumentam o risco de doenças coronárias em 28%

© DR

Lifestyle GORDO SAUDÁVEL 15/08/17 POR Lusa

O peso em excesso aumenta o risco de ataque cardíaco em mais de um quarto, mesmo que as pessoas sejam consideradas saudáveis, indica um estudo liderado por duas universidades britânicas e divulgado hoje.

PUB

Os pesquisadores consideraram que o excesso de peso ou a obesidade aumentam o risco de doenças coronárias em 28%, em comparação com as pessoas que têm um peso saudável, mesmo com níveis normais de pressão arterial, açúcar no sangue ou colesterol.

O estudo acaba com o mito do "gordo saudável" e alerta para a necessidade de as pessoas manterem um peso dentro de parâmetros considerados saudáveis.

Os cientistas, do Imperial College de Londres e da Universidade de Cambridge, lembram que o armazenamento de gordura no organismo está associado a alterações metabólicas (aumentos da pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol) mas que estudos mostraram que algumas pessoas obesas eram consideradas "metabolicamente saudáveis".

Mas acrescentaram que não é a aparente saúde que diminui os riscos de quem tem excesso de peso, comparando com aqueles que têm um peso considerado normal.

O estudo, o maior do tipo feito até agora, usou dados de mais de meio milhão de pessoas em 10 países europeus (do European Prospective Investigation into Cancer and Nutricion) para mostrar que o excesso de peso está associado a um risco aumentado de doenças cardíaca, mesmo em casos de perfil metabolicamente saudável.

"Os nossos estudos indicam que se uma pessoa está com excesso de peso ou obesidade todos os esforços devem ser no sentido de ajudar a voltar a um peso saudável, independentemente de outros fatores. Mesmo que a sua pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol estejam dentro dos valores normais o excesso de peso é um fator de risco", alertou a principal autora do estudo, Camille Lassale, do Imperial College.

Para o estudo, publicado na revista European Heart, os pesquisadores analisaram a ligação entre o excesso de peso e o risco de doenças coronárias (insuficiência dos vasos sanguíneos que irrigam o coração), que levam a ataques cardíacos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 19 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 19 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 12 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 19 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 12 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 20 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 15 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

fama Saúde Há 19 Horas

Gominho diz que Preta Gil está 'repousando quietinha' após 21h de cirurgia