Áustria envia militares para fronteira com a Itália

Soldados ajudarão a Polícia no controle migratório em Brennero

© Dominic Ebenbichler / Reuters

Mundo segurança 16/08/17 POR ANSA

Apesar da redução do ritmo de chegada de refugiados e migrantes forçados aos portos da Itália, a Áustria anunciou nesta quarta-feira (16) o envio de 70 militares para reforçar a fronteira entre os dois países em Brennero.

PUB

A medida irritou o governo da Itália, que a chamou de "injustificada". Os soldados ajudarão a Polícia nas ações de controle em Brennero, cidade fronteiriça que fica na região de Trentino-Alto Ádige, no extremo-norte italiano.

"Mas isso não significa que tanques de guerra serão colocados em Brennero", disse o chefe da Polícia no estado austríaco do Tirol, Helmut Tomac, afastando uma ideia cogitada pelas autoridades de Viena nas últimas semanas.

+ Brexit não encerrará 'relação especial' com Irlanda, diz Theresa May

A situação em Brennero é classificada como "estável", mas em julho, segundo a Áustria, houve um "notável aumento" de imigrantes clandestinos encontrados em trens de carga. "Trata-se não apenas de prevenir a imigração ilegal, mas de garantir, em primeiro lugar, a vida das pessoas", acrescentou Tomac.

Como o Acordo de Schengen, que permite a livre circulação entre os países signatários, está em vigor em Brennero, os controles serão feitos já dentro do território austríaco. Fontes do Ministério do Interior da Itália dizem que o envio dos militares é "surpreendente" e "injustificado" e alegam que a situação na fronteira é "absolutamente tranquila".

A decisão de Viena chega em um momento em que o número de desembarques de refugiados e migrantes forçados na Itália pelo mar Mediterrâneo está abaixo dos dados de 2016, tendência que se mantém há quase um mês.

Desde janeiro, 97,3 mil pessoas foram socorridas no Mediterrâneo e levadas a portos italianos, cifra 4,12% menor que as 101,5 mil do mesmo período do ano passado. No entanto, a Áustria está em plena campanha para as eleições legislativas de 15 de outubro, e a crise migratória é um dos temas em pauta.

Nos últimos meses, representantes do governo austríaco já propuseram até que refugiados fossem impedidos de viajar da ilha italiana de Lampedusa para o continente e ameaçaram introduzir controles na fronteira em Brennero. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA