Áustria envia militares para fronteira com a Itália

Soldados ajudarão a Polícia no controle migratório em Brennero

© Dominic Ebenbichler / Reuters

Mundo segurança 16/08/17 POR ANSA

Apesar da redução do ritmo de chegada de refugiados e migrantes forçados aos portos da Itália, a Áustria anunciou nesta quarta-feira (16) o envio de 70 militares para reforçar a fronteira entre os dois países em Brennero.

PUB

A medida irritou o governo da Itália, que a chamou de "injustificada". Os soldados ajudarão a Polícia nas ações de controle em Brennero, cidade fronteiriça que fica na região de Trentino-Alto Ádige, no extremo-norte italiano.

"Mas isso não significa que tanques de guerra serão colocados em Brennero", disse o chefe da Polícia no estado austríaco do Tirol, Helmut Tomac, afastando uma ideia cogitada pelas autoridades de Viena nas últimas semanas.

+ Brexit não encerrará 'relação especial' com Irlanda, diz Theresa May

A situação em Brennero é classificada como "estável", mas em julho, segundo a Áustria, houve um "notável aumento" de imigrantes clandestinos encontrados em trens de carga. "Trata-se não apenas de prevenir a imigração ilegal, mas de garantir, em primeiro lugar, a vida das pessoas", acrescentou Tomac.

Como o Acordo de Schengen, que permite a livre circulação entre os países signatários, está em vigor em Brennero, os controles serão feitos já dentro do território austríaco. Fontes do Ministério do Interior da Itália dizem que o envio dos militares é "surpreendente" e "injustificado" e alegam que a situação na fronteira é "absolutamente tranquila".

A decisão de Viena chega em um momento em que o número de desembarques de refugiados e migrantes forçados na Itália pelo mar Mediterrâneo está abaixo dos dados de 2016, tendência que se mantém há quase um mês.

Desde janeiro, 97,3 mil pessoas foram socorridas no Mediterrâneo e levadas a portos italianos, cifra 4,12% menor que as 101,5 mil do mesmo período do ano passado. No entanto, a Áustria está em plena campanha para as eleições legislativas de 15 de outubro, e a crise migratória é um dos temas em pauta.

Nos últimos meses, representantes do governo austríaco já propuseram até que refugiados fossem impedidos de viajar da ilha italiana de Lampedusa para o continente e ameaçaram introduzir controles na fronteira em Brennero. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 12 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 13 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 9 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 15 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 9 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 15 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

fama MARIA-FLOR Há 11 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

mundo autobiografia Há 14 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama Ilhas Há 10 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?