Há uma diferença entre praticar exercícios e manter-se ativo; entenda

Fisioterapeuta indica práticas e cuidados para envelhecer com saúde

© iStock

Lifestyle Exercício 17/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Em um cenário em que a população idosa mundial cresce, é de extrema importância que os brasileiros conheçam as práticas capazes de garantir um envelhecimento saudável a fim de evitar os problemas de saúde consequentes do sedentarismo e dos maus hábitos alimentares. Doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão, são alguns dos problemas que podem afetar a qualidade de vida do indivíduo, isso sem mencionar as crises de dores.

PUB

A fisioterapeuta Patricia Prieto explica que há uma diferença entre praticar exercícios e manter-se ativo. “Existem idosos que não praticam exercícios físicos, mas possuem uma vida ativa caminhando até o mercado, levando filhos ou netos no colégio ou mesmo os que não param de trabalhar. Outros idosos, porém, não se mantém ativos, mas têm um personal trainer com quem se exercitam frequentemente. O ideal é que as duas praticas sejam combinadas”.

+ Pão de Queijo fit de micro-ondas fica pronto em apenas 3 minutinhos

Responsável pelo Espaço Pathrícia Prieto, em Perdizes, São Paulo, a fisioterapeuta explica que é importante manter uma capacidade funcional combinada à alimentação saudável e uma boa qualidade de sono. A disposição mental também é importante. Manter-se mentalmente ativo com leituras e exercícios de memória faz muita diferença.

Sobre os exercícios físicos mais indicados, Prieto explica que os de baixo impacto são ideais para manter o equilíbrio e a postura do corpo. “O problema é que os idosos vão ficando inativos. Vão se acomodando em casa e não querem mais sair”, afirma. Para evitar os problemas de saúde, a profissional indica as atividades feitas debaixo d’agua, os exercícios de alongamento e as caminhadas.

Um dos principais problemas atuais da terceira idade são as quedas. “No ano passado um estudo afirmou que 30% dos idosos brasileiros sofrem com esse problema anualmente e a maioria dos casos ocorre dentro de casa. É necessário planejar um ambiente bem adaptado para garantir uma melhor qualidade de vida”. Essas quedas podem ser evitadas com exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e de marcha, ambos trabalhados em sessões de fisioterapia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 6 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 23 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 22 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Festas Há 5 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 6 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 22 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 22 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 20 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

esporte Prisão Há 6 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

politica STF Há 6 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão