'Nem sei se serei candidato em 2018', afirma Lula no 1º dia de caravana

Ex-presidente deu pontapé inicial em sua viagem pelo Nordeste, que durará até o próximo dia 5, na cidade de Salvador

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Política Bahia 17/08/17 POR Notícias Ao Minuto

No primeiro dia da caravana que fará pelo Nordeste, a partir desta quinta-feira (17) até o próximo dia 5 de setembro, passando por 28 municípios, em oito Estados, Lula chegou a Salvador (BA), ponto de partida da viagem.

PUB

O ex-presidente negou que a ação faça parte de uma agenda eleitoral com vistas à eleição presidencial de 2018. "Não é construção de candidatura porque eu nem sei se serei candidato em 2018. Eu estou fazendo a caravana para reencontrar o Brasil e conversar com o povo, o que faço desde que comecei na política. Eu sempre fiz política conversando com as pessoas, olhando nos olhos, conhecendo a realidade de cada região, buscando soluções para os problemas das pessoas e das comunidades", alegou.

Ele também voltou a falar sobre o que chama de "golpe", culpando inclusive o DEM, partido do prefeito da capital baiana, ACM Neto, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. "Está se beneficiando de um golpe", disse o petista sobre a legenda.

+ OAB vai ao STF pedir que Maia analise com urgência impeachment de Temer

+ Dodge recusa auxílio-moradia e cria mal-estar entre procuradores

Em entrevista ao jornal A Tarde, Lula ainda comentou a reforma política que está sendo analisada na Câmara, e que pode começar a valer, já a partir do próximo ano. Comentou especificamente sobre a possibilidade de criação de um fundo de financiamento de campanhas com dinheiro público, de R$ 3,6 bilhões.

"Não sei se o valor deve ser este, mas o PT sempre defendeu o financiamento público de campanha. A democracia não pode estar submetida ao poder econômico dos mais ricos. O Brasil hoje tem uma situação política muito complicada, com mais de 30 partidos, muitos dos quais sem nenhuma identidade programática. Para que a democracia funcione plenamente, é preciso que haja partidos verdadeiros, qualquer que seja a sua ideologia. As pessoas gostam de criticar os partidos, mas não há democracia sem eles", analisou.

O petista também voltou a criticar o juiz Sérgio Moro, que o condenou a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença cabe recurso e o ex-presidente pode aguardar em liberdade.

"Eu não posso admitir, depois de 40 anos de vida pública, e oito anos como presidente do Brasil, que mintam sobre mim. O que eu sei é que, no meu caso, eu já provei a minha inocência. Ela está provada no processo. Eu não sou dono do apartamento no Guarujá, e isso inclusive está dito na sentença do juiz. Nunca cometi nenhuma ilegalidade na minha vida. Apesar disso, o juiz me condenou", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad